Saúde

Hemorragia pós-parto é tema de encontro no Dia do Médico

Na última quinta-feira (24) a Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu um evento em comemoração ao Dia do Médico (18 de outubro) cujo tema foi a prevenção e o tratamento da hemorragia pós-parto (HPP), uma das principais emergências obstétricas e a segunda maior causa de mortalidade materna no Brasil, com potencial de ser prevenida por cuidados adequados no pré-natal, parto e pós-parto.

O evento contou com a colaboração do laboratório Hebron, permitiu atualizações técnicas importantes sobre a HPP e promoveu a integração entre hospitais, maternidades, serviços de urgência e emergência e a atenção primária à saúde.

“As sequelas sociais da perda de uma mulher dentro de uma família são incalculáveis e a coordenação do cuidado da atenção primária é o que permite que as nossas gestantes se mantenham vinculadas ao território”, explicou a pediatra Luciane Miná.

O evento reforçou o compromisso com o protocolo da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, além do Ministério da Saúde, para a Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia, ressaltando a necessidade de esforços conjuntos das instituições e dos profissionais de saúde para prevenção e manejo clínico adequado da HPP.

Miruna Melo, coordenadora da Rede Alyne de Assistência a Gestantes e Bebês, enfatizou que “debates como esse, que reúnem especialistas e referências na área da ginecologia a fim de discutir tema tão relevante, são um grande passo em termos estratégicos para a redução da mortalidade materna, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em saúde e bem-estar, cujo indicador é reduzir a razão da mortalidade materna. Nesse sentido, abrimos esse espaço de educação em saúde para os profissionais da área de serviços públicos e privados da cidade e da região”.

Além das discussões, foram organizadas estações de trabalho paralelas sobre o uso do Balão de Bakri (Handle), dispositivo auxiliar no controle e tratamento da HPP, e também sobre o Implanon® (Organon), que é um implante hormonal para a prevenção da gravidez não planejada, destacando sua alta eficácia, reversibilidade e longa duração.

Posso ajudar?