Cidades

Guarulhos lidera movimentação no melhor outubro da história da aviação brasileira

O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro de sua história, com 8,3 milhões de passageiros transportados, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O número representa um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado de 2024, o total de passageiros já se aproxima de 77 milhões, equivalente a 84% do volume registrado em todo o ano passado.

Entre os aeroportos, Guarulhos (GRU) liderou como o mais movimentado do Brasil, seguido por Congonhas (SP) e Brasília (DF). A ponte aérea Rio-São Paulo permaneceu como a rota mais procurada, com 362,4 mil passageiros. Outras rotas de destaque foram São Paulo-Brasília (238,8 mil) e São Paulo-Confins (194 mil).

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou o impacto das políticas públicas e da parceria com a iniciativa privada para o crescimento do setor. “Transportar mais de 8,3 milhões de passageiros em um único mês demonstra a confiança dos brasileiros em viajar e o impacto positivo de programas como o Conheça o Brasil, que amplia a conectividade e promove destinos”, afirmou.

De olho na alta temporada, o governo federal, em parceria com companhias aéreas e entidades do setor, anunciou a ampliação de 18 mil voos para o verão, um incremento de 12% na oferta de assentos em relação ao ano passado. A iniciativa integra o programa Conheça o Brasil: Voando, que busca diversificar a malha aérea e fortalecer o turismo interno.

Em 2023, 97% das viagens realizadas pelos brasileiros foram para destinos nacionais, injetando R$ 20 bilhões na economia, segundo dados do IBGE. O fortalecimento do turismo interno também gerou cerca de 140 mil empregos diretos e indiretos somente em 2024, impulsionado pela criação de novas rotas aéreas e campanhas promocionais.

Posso ajudar?