Cidades

Moradores protestam contra reintegração de posse de área do governo federal em Guarulhos

Na manhã desta terça-feira (26), moradores da comunidade Malvinas, localizada próximo ao Aeroporto Internacional, em Guarulhos, realizaram um protesto contra a reintegração de posse do terreno onde vivem há 12 anos.

A área, ocupada por cerca de 5.000 pessoas, pertence ao governo federal, mas está sob concessão da GRU Airport, responsável pela administração do aeroporto.

A mobilização ocorre após as famílias receberem, na última sexta-feira (15), uma intimação da Polícia Militar determinando a desocupação do local em até dez dias.

A reintegração está gerando, ainda, transtornos no trânsito. Há congestionamento na Rua Jamil João Zarif, e os ônibus que saem do Terminal São João estão tendo seus itinerários desviados para o bairro Santos Dumont.

Nota oficial da Prefeitura de Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos informou, por meio de nota, que a área pertence à GRU Airport e que “não tem qualquer responsabilidade sobre este processo de reintegração”. No entanto, destacou que participa de um grupo de trabalho, junto a outras esferas do Estado e ao Ministério Público, que estuda medidas para atender as famílias afetadas pela reintegração.

Nota da Polícia Militar ao GWeb

A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio a uma reintegração de posse na comunidade das Malvinas, localizada na Av.  Jamil João Zarif, em Guarulhos. A ação teve início às 5h30 desta terça-feira (26) e ocorreu de forma pacífica.

 

Posso ajudar?