Os moradores do bairro da Penha, na zona leste de São Paulo, foram oficialmente comunicados sobre o início das obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô. O projeto conectará a Estação Penha à cidade de Guarulhos, com previsão de início das intervenções civis para março de 2025.
Siga o GWeb no WhatsApp e receba as principais notícias de Guarulhos em primeira mão!
De acordo com o comunicado, a construção da futura Estação Penha de França começará na Rua Doutor João Ribeiro. A nova parada será uma das cinco previstas no trecho de 5,8 km, que se estenderá da Estação Penha ao VSE Castelo Branco, a ser implementado após a futura Estação Dutra, já em Guarulhos. A Penha de França ficará localizada na Praça Micaela Vieira.
Veja no mapa:
Estações previstas na extensão:
- Penha de França
- Gabriela Mistral
- Fernão Dias
- Ponte Grande
- Dutra
Escavações com a tuneladora
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmou que as escavações com a tuneladora – equipamento utilizado na construção de túneis – devem começar em 2026, cerca de um ano após o início das obras civis. Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda., ele destacou que já foi emitida a ordem de serviço para a fabricação do equipamento.
“Na Linha 2, acabamos de dar a ordem de serviço para uma tuneladora, que vai escavar o trecho entre Penha e Dutra, até Guarulhos, no primeiro trimestre de 2026. Então, você precisa fazer o pedido agora para que, em 2026, ela já esteja operando,” explicou o governador.