Polícia

Passageira com cocaína presa ao corpo é detida em Guarulhos; total anual de prisões bate recorde

Uma passageira brasileira foi presa pela Polícia Federal nesta quarta-feira (27), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, ao tentar embarcar para a África do Sul com cerca de 3 kg de cocaína escondidos em cápsulas e em uma cinta abdominal presa ao corpo. O destino final da mulher era a cidade de Joanesburgo.

A prisão aconteceu durante uma fiscalização realizada por policiais federais, que utilizam equipamentos como scanner corporal e raio-x para inspecionar passageiros e bagagens. Durante a abordagem, a droga foi identificada e a mulher detida. Ela será encaminhada à Justiça Federal e poderá responder por tráfico internacional de drogas.

Segundo a Polícia Federal, entre janeiro e 27 de novembro de 2024, 548 pessoas foram presas por tráfico de drogas no aeroporto de Guarulhos, um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve 375 prisões. No mesmo intervalo, mais de duas toneladas de drogas foram apreendidas, superando os números anuais registrados em anos anteriores.

O levantamento também aponta que, das prisões realizadas em 2024, 169 envolveram pessoas flagradas com drogas em cápsulas ingeridas. Apenas em novembro deste ano, sete casos desse tipo foram registrados no aeroporto até o dia 27.

Tags
Posso ajudar?