A 4ª edição da Feira Pretos em Conexão, que acontece neste final de semana na Praça Oito de Dezembro, no Taboão, em Guarulhos, recebe a exibição do curta-metragem Além do Concreto, do jovem documentarista e cineasta Rodrigo Medrado. A exibição, que acontece no dia 30 de novembro, sábado, às 18h, é gratuita e tem classificação livre.
O filme reúne depoimentos de cinco mestres da cultura popular, pessoas oriundas de diferentes regiões do país e que encontraram em Guarulhos um lugar para perpetuar seu legado cultural, criar e sustentar a família: o poeta cordelista Bosco Maciel, o violeiro Antony Ventura, a artesã indígena Maria Pankararé, o luthier Di Oriente e o Pai Luiz do Terreiro Quiguiriça.
Desses depoimentos, o documentarista extraiu inquietudes, relações com seu trabalho e o modo como resistiram, uma forma de dar vazão às suas próprias inquietações com o modo de vida nos centros urbanos.
O filme Além do Concreto é realizado pela Saúva Filmes por meio de projeto aprovado pelo FunCultura com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, e objetiva questionar o modo de vida contemporâneo por meio da cultura popular na cidade.
Após a exibição, o documentarista Rodrigo Medrado e os mestres retratados em Além do Concreto conversam com o público sobre o filme.
A Feira Pretos em Conexão celebra o Dia do Samba em evento da cultura negra nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 13h às 19h, na Praça 8, no Taboão. Gratuita e para todas as idades, a feira oferece muita música, dança, exposição, gastronomia e atividades para toda a família, além de oportunidades para expositores periféricos.
Para saber mais sobre o documentário, siga o perfil da Saúva Filmes no Instagram @ sauvafilmes. A programação completa da Feira Pretos em Conexão está disponível no perfil do coletivo no Instagram @pretosemconexao.