As ações e projetos da Prefeitura de Guarulhos realizados pela Subsecretaria da Juventude alcançaram diretamente 117.299 jovens nos últimos oito anos. Entre elas destacam-se a Feira do Estudante, o mutirão de estágios remunerados para estudantes (Estagiando), o projeto Amigo, Estou Aqui, de sensibilização sobre depressão e suicídio, além de cursos, oficinas e palestras.
“É uma alegria participar de tantas entregas nesses oito anos graças ao olhar e à atenção do prefeito Guti. A subsecretaria se transformou num espaço que foi crescendo e passou a ser de integração e capacitação. Avançamos em muitas pautas, como atendimento psicológico, formações e a empregabilidade do jovem, que teve uma atuação muito forte com o projeto Estagiando”, disse o subsecretário Cesar Sousa.
As doze edições do Estagiando encaminharam milhares de estudantes do ensino médio, técnico e superior a vagas de estágios remunerados, possibilitando o acesso ao mundo do trabalho e a uma carreira profissional em empresas do município. Já a Feira do Estudante – o maior evento do tipo do município – contribuiu para aproximar o jovem guarulhense de oportunidades e ampliar os conhecimentos para a escolha da carreira profissional e de estudos.
A partir de 2017 a subsecretaria desenvolveu o projeto Amigo, Estou Aqui, que atua em escolas e espaços públicos discutindo a saúde mental, conscientizando os alunos sobre os principais sintomas da depressão e incentivando-os a buscar ajuda. A proposta passou a oferecer também atendimento psicológico gratuito aos participantes por meio de parceria com faculdades e universidades locais. A medida também contribuiu para o desenvolvimento dos futuros profissionais de psicologia que atuam como estagiários.
Estímulo a novos rumos
A pasta realizou formações e orientações educacionais gratuitas por meio de palestras, oficinas de dança, esportes, música, cursinho pré-vestibular, entre outras ações visando a oferecer novas perspectivas e oportunidades aos jovens, entregando conteúdo para o caminho do empreendedorismo e a geração de renda. Destaque para o programa Casa do Jovem na Escola, que levou essas iniciativas à rede pública de ensino médio.
Com a implantação do Espaço Coworking e do ECO Lounge gratuito na Casa do Jovem (sede da subsecretaria), as juventudes ganharam um ambiente voltado à convivência e a atividades colaborativas que incentiva a troca de ideias e funciona como um local adequado para o trabalho, networking e reuniões. Por sua vez, o projeto Grafitti é Cidadania possibilitou a revitalização e a transformação de áreas públicas urbanas com a participação de artistas locais por meio da arte do grafite.
Para promover lazer aos jovens e a integração das famílias, foi construído o Street Park no Taboão. O espaço inclui uma pista de skate, quadra de basquete e uma área de convivência.
Houve ainda outros avanços, como o reestabelecimento do Conselho Municipal da Juventude e a realização da 4ª Conferência Municipal da Juventude em 2023, os quais buscaram incentivar a participação ativa das juventudes na construção de políticas públicas e diretrizes que promovam o desenvolvimento integral e o fortalecimento do engajamento dos jovens na criação de uma sociedade mais inclusiva e participativa.
Por fim, a Central do Voluntariado de Guarulhos foi integrada à subsecretaria em 2022, resultando em capacitações para novos voluntários e a ampliação de seu corpo, que atualmente totaliza 1.377 pessoas cadastradas para o trabalho voluntário em instituições ou órgãos públicos.