A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Aduaneira Alemã, deflagrou nesta quarta-feira (18) a Operação Tedesco, voltada à repressão de uma organização criminosa especializada no envio de drogas ao exterior por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A investigação começou após o Consulado Geral da República Federal da Alemanha comunicar a apreensão de 45,4 quilos de cocaína no Aeroporto de Frankfurt, ocorrida em 21 de fevereiro deste ano. A droga teria sido enviada do Brasil através do terminal guarulhense.
Na operação de hoje, mais de 100 policiais federais atuaram no cumprimento de 11 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Ceará. Também foram bloqueados seis imóveis e congeladas 22 contas bancárias, com valores que totalizam até R$ 17 milhões.
Os envolvidos responderão, dentro de suas responsabilidades, pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. As penas para esses delitos podem ultrapassar 35 anos de reclusão, incluindo agravantes relacionadas à transnacionalidade das atividades criminosas.