Educação

AFS abre inscrições para bolsas integrais de intercâmbio até 15 de janeiro; podem participar jovens de 15 a 17 anos

É preciso estar preparado. Ficar atento ao que ocorre no mundo, às questões climáticas – vem aí a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30) que será realizada no Brasil ano que vem –, pensar soluções, tentar inovar, buscar saídas para tantas questões. O AFS Intercultura Brasil atua para deixar os jovens mais conscientes, já levou ao exterior centenas de estudantes motivados a ajudar a resolver alguns dos maiores desafios globais da atualidade e já está com inscrições abertas para o programa de bolsas integrais AFS Global STEM Academies 2025, que reúne alunos de 15 a 17 anos de mais de 16 países. São 10 bolsas. Quem se interessar tem até o dia 15 de janeiro de 2025 para se inscrever no programa.

Financiado pela BP, esse programa do AFS – a mais antiga organização de intercâmbio para jovens do mundo – começa com aulas virtuais durante 3 meses, de 8 de março a 7 de junho. São 4 horas por semana, quando os jovens irão participar de wokshops, sessões de diálogos, se envolver com questões globais de impacto social e relacionadas à sustentabilidade. Eles também participarão de discussões sobre potenciais soluções para os desafios mundiais, com ênfase na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abrangendo os tópicos de mudanças climáticas e transição energética. Farão ainda um projeto de impacto social sustentável.

Depois, os estudantes viajam em uma experiência imersiva de 4 semanas para um dos dois destinos – China ou Egito Eles participam de serviços comunitários e têm a oportunidade de visitar operações locais inovadoras e focadas na sustentabilidade para saber como as empresas e as organizações desses países usam as competências STEM (ciências, química, física e matemática) na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade.

A ideia é que os jovens enriqueçam seus conhecimentos por meio de um currículo interativo e prático, enquanto desenvolvem competências globais críticas. Incluem-se aí resolução de problemas, habilidades analíticas, compreensão intercultural e inovação social. Todo o conteúdo do AFS Global STEM Academies é desenvolvido pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (EUA). No final, os estudantes recebem o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social, concedido pelas duas instituições.

Serviço

O quê: Programa AFS Global STEM Academies

Período de inscrições: de 15 de novembro de 2024 até 15 de janeiro de 2025

Como se inscrever? Acessar gratuitamente o link https://application.afs.org/stem/s/apply

Quando será publicado o resultado? A lista dos 10 bolsistas brasileiros selecionados será divulgada no site do AFS, no dia 14 de fevereiro de 2025

O programa é dividido em virtual (3 meses) e presencial (4 semanas) em 2 países (China ou Egito), onde os estudantes participam de serviços comunitários e têm a oportunidade de visitar operações locais inovadoras e focadas em sustentabilidade

Os requisitos para a inscrição:

Ter nascido entre 1º de setembro de 2007 e 1º de abril de 2010

Ser brasileiro

Estar cursando o ensino médio em escola pública ou particular em 2025

Nunca ter tido uma reprovação

Nível de inglês intermediário (todas as atividades do intercâmbio serão ministradas neste idioma)

Demostrar bom desempenho em STEM: ciências, química, física e matemática (média 7 ou acima)

Ter motivação correta do que o programa oferece: vivência em grupo, oficinas de aprendizagem intercultural e atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Ter autorização e apoio da família

Ter acesso a computador, smartphone ou outro dispositivo digital, com webcam e microfone integrados, para acessar o conteúdo do programa virtual e participar das sessões de diálogos

As datas da viagem

China: 4 a 31 de julho de 2025

Egito: 18 de julho a 16 de agosto de 2025

Sobre o AFS

Com sede em Nova Iorque, presente em mais de 60 países e 110 anos de existência, o AFS – uma ONG sem fins lucrativos – está no Brasil desde 1956. Já enviou e recebeu cerca de 14 mil intercambistas, em parceria com cerca de 400 escolas. Hoje, conta com quase mil voluntários que formam a rede de atuação em mais de 100 cidades do Brasil, onde possibilitam a realização de programas e desenvolvem as atividades que apoiam as experiências interculturais de todos os envolvidos.

O AFS é atualmente apoiado por 500 mil voluntários e 10 mil famílias hospedeiras ao redor do mundo. Em 2019, o AFS Intercultura Brasil, que faz parte da rede AFS Intercultural Programs, foi reconhecido como umas das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Doar e a Rede Filantropia (https://melhores.org.br/em2019/).

Sobre a BP

A BP é uma empresa global de energia que estabeleceu a meta de zerar as emissões de carbono até 2050 ou antes, e ajudar o mundo a cumprir essa missão. Ela tem operações na Europa, América do Norte e do Sul, Austrália, Ásia e África. Emprega cerca de 75 mil pessoas.

Mais informações, acesse www.bp.com

Posso ajudar?