Um caminhão com carga irregular, procedente de Guarulhos, foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite do último domingo (12), em fiscalização na BR-174, em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso. O veículo transportava diversos itens eletrônicos e acessórios de celular sem nota fiscal, além de drogas, configurando crimes de descaminho e porte de entorpecentes.
Segundo apurou o GWeb, durante a operação da Lei do Descanso, por volta das 23h50, agentes da PRF abordaram um caminhão trator com semirreboque. Ao analisar o disco do cronotacógrafo, foi constatado que o motorista não havia cumprido o tempo mínimo de descanso nas últimas 24 horas.
Questionado sobre o uso de substâncias para inibir o sono, o condutor negou, mas, em revista pessoal, os policiais encontraram em seu bolso uma caixa de balas contendo 16 comprimidos de nobésio, substância com princípio ativo semelhante ao de anfetaminas.
Na cabine do caminhão, foram encontradas cinco caixas lacradas. O motorista declarou que o material foi coletado em Guarulhos e seria entregue em Ariquemes (RO), mas não possuía nota fiscal. Ao abrir as caixas, os agentes identificaram:
- 59 displays de celular avulsos
- 29 caixas com displays variados
- 100 capas de celular
- 150 carregadores de iPhone
- 6 iPhones (modelos variados)
- 92 caixas de películas de celular
- Aproximadamente 1.075 películas avulsas
- 25 pacotes de peças de celular
- 15 frascos de gel aromatizante
- 16 perfumes importados variados
A ausência de documentação fiscal confirmou o crime de descaminho, conforme o Artigo 334 do Código Penal.
A Polícia Federal foi acionada para assumir a ocorrência. Apesar da gravidade das infrações, o caminhão foi estacionado no pátio da unidade da PRF e, após a formalização dos procedimentos, o condutor foi liberado.