Vice-prefeito de Guarulhos até o final de 2024 e ex-presidente da Câmara Municipal, Professor Jesus (Podemos) foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça em ação de improbidade administrativa. Desta forma, ele volta a ficar elegível e pode disputar algum cargo nas eleições de 2026. No ano passado, Jesus era o vice na chapa a prefeito encabeçada pelo deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), mas teve sua candidatura impugnada às vésperas da disputa.
No entanto, a decisão proferida no último dia 28 de fevereiro põe fim ao processo que questionava a condução do ex-parlamentar na aprovação da Lei Municipal 7.475/2016, que recriava cargos administrativos anteriormente declarados inconstitucionais.
o STJ entendeu que o ato imputado a Freitas não configura improbidade administrativa, já que que se trata apenas de uma violação genérica, sem atender aos critérios exigidos pela legislação vigente para caracterizar improbidade. Ou seja, a Corte concluiu que não há elementos mínimos que sustentem a acusação.


