Cidades

Refugiados afegãos desembarcam em Guarulhos com promessa de moradia e integração social

Chegaram a São Paulo as primeiras quatro famílias de refugiados afegãos acolhidos por um programa do governo federal. O grupo, que embarcou no Paquistão, desembarcou nessa terça-feira no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. 

Essa primeira leva, de 18 pessoas, faz parte de um total de 700 refugiados afegãos, que vão receber suporte para moradia e acesso a serviços públicos básicos no Brasil por meio do Programa Acolhida Humanitária por Patrocínio Comunitário. A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e foi lançada em setembro do ano passado, com apoio da Acnur, Agência da ONU para Refugiados.

Duas organizações da sociedade civil, entre dez que fizeram propostas, já assinaram acordo de cooperação com a pasta: a Panahgah Associação de Apoio Humanitário Internacional, que vai acolher 500 afegãos, e o Instituto Estou Refugiado, que trará 224 refugiados.

As entidades ficam responsáveis por garantir que os afegãos que chegam ao Brasil tenham acesso a direitos básicos, como saúde, educação e assistência social, além de apoio para inserção no mercado de trabalho e aprendizado do português.

Entenda por que tantos afegãos desembarcam diariamente em Guarulhos em busca de refúgio

Desde setembro de 2021, quando o governo brasileiro publicou uma portaria autorizando o visto temporário e a residência por razões humanitárias, milhares de afegãos têm desembarcado em Guarulhos em busca de refúgio e acolhimento. Assolados pelo Talibã, regime terrorista que tomou conta do país, os muçulmanos encontraram no Brasil uma maneira de reconstruir suas vidas, longe das guerras e dos costumes extremistas impostos pelos radicais islâmicos.

Leia a reportagem completa clicando aqui.