O Sebrae-SP concluiu, recentemente, a capacitação de 14 novos Agentes Locais de Inovação (ALIs) em Guarulhos, que agora estão prontos para iniciar atendimentos do programa ALI Produtividade. A capacitação ocorreu entre os dias 7 e 30 de abril e totalizou mais de 200 horas de imersão em temáticas voltadas à transformação dos pequenos negócios.
Durante os 22 dias de formação, os agentes desenvolveram hard e soft skills e foram qualificados a respeito de temas como gestão empresarial 360°, cenários da indústria e ESG (Ambiental, Social e Governança).
Para marcar o encerramento da capacitação e alinhar as estratégias do próximo ciclo, os agentes se reuniram no dia 30 de abril em um encontro com Carla Capoleti e Mayara Assis, gestora e cogestora do programa na região de Guarulhos, e Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae-SP. A programação contou com palestra sobre indicadores, tira-dúvidas sobre a metodologia Sebrae-SP, além de discussões sobre os territórios atendidos e a estruturação das carteiras de clientes.
Magda Cravo, uma das novas agentes, ficou impressionada com o que vivenciou durante a capacitação e está animada com os primeiros contatos com os empresários: “Tenho mais de 30 anos de experiência na área de telecomunicações e estou em transição de carreira. Sei das dificuldades que muitos empresários enfrentam, como falta de gestão de pessoas, finanças, marketing e uso incorreto da inteligência artificial, e me sinto motivada a ajudar com tudo o que aprendi”. Além disso, a profissional destacou: “No Sebrae-SP, encontrei um ambiente acolhedor, livre de etarismo e preconceito de gênero. Ser selecionada foi uma conquista, e quero seguir contribuindo. Quem sabe até fazer um MBA na Faculdade Sebrae e futuramente me tornar consultora”.
Lucas Ferreira foi jovem aprendiz no Sebrae-SP, depois estagiário e hoje é um dos novos ALIs. Ele ressalta sua evolução ao longo do tempo dentro da instituição e o que espera nesta nova etapa: “Mesmo ao executar tarefas mais operacionais, no escritório, sempre busquei fazer além das funções atribuídas. Superei a timidez do início com experiências como o atendimento, que me ajudaram a desenvolver a comunicação e a empatia. Hoje terei o desafio de representar o Sebrae-SP nas empresas e espero conseguir aplicar meus conhecimentos em tecnologia e automação”, relatou o profissional de administração, que em breve iniciará um MBA em Gestão de Negócios na Faculdade Sebrae.
Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae-SP, disse estar confiante de que esse novo ciclo do programa ALI Produtividade trará resultados concretos e duradouros para os negócios atendidos. “A capacitação foi intensa e estratégica, justamente para garantir que os agentes tenham condições de demonstrar que a inovação é um diferencial competitivo para as micro e pequenas empresas, quebrando tabus na melhoria de processos e produtos com soluções práticas e personalizadas”, concluiu.
Empresas podem se inscrever para o ALI Produtividade até 15 de maio
Microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) das cidades de Arujá, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e Santa Isabel interessadas em melhorar sua produtividade e gestão têm até 15 de maio para se inscreverem para participar do novo ciclo do ALI Produtividade. Ao todo, são 270 vagas.
O programa oferece acompanhamento gratuito e personalizado, realizado pelos Agentes Locais de Inovação, que atuam diretamente com os empresários durante todo o ciclo. Cada empresa selecionada será acompanhada por cerca de quatro meses, com foco em diagnóstico de gestão, proposta de melhorias e acompanhamento da implementação de soluções práticas.
As empresas interessadas devem preencher este formulário https://forms.office.com/r/aSLZmLm9q2. Para mais informações, o Sebrae-SP disponibiliza os telefones (11) 2475-6601, (11) 2475-6612 e (11) 99694-8471 e oferece atendimento presencial e gratuito na Av. Salgado Filho, 1.810, Centro.


