A Associação Cultural Hamburgada do Bem e a Trupe Ortaética de Teatro Comunitário apresentam ensaio aberto do espetáculo “Pedra no Lago – acerca de infâncias roubadas”, no dia 9 de maio, sexta-feira, às 20h, no CEU Jaçanã, zona norte de São Paulo. O espetáculo fomenta a iniciativa de coletivos, movimentos sociais, instituições públicas e privadas, que se unem na campanha nacional de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.
O espetáculo traz recortes de diferentes histórias reais sobre negligências na proteção à infância. Para tanto, aborda desde a falta de leitos para gestantes no sistema público de saúde às minúcias da educação familiar, e trata de forma delicada temas como abandono de incapaz, violência sexual contra crianças e adolescentes, dentre outras negligências.
“É preciso permanente vigilância de todas as instâncias do poder público, e principalmente da sociedade civil, para a garantia integral e o cumprimento de direitos no Brasil”, destaca o arte-educador Tiago Ortaet, diretor do espetáculo, ao apontar a importância da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990 como um marco civilizatório.
Pedra no Lago é resultado de pesquisas sobre a violência contra crianças e adolescentes realizadas por uma das turmas de aprendizes do Cultura na Comunidade, projeto social da cidade de Guarulhos que oferece aulas gratuitas de teatro e dança para crianças e adolescentes.
Para Tácio Watanabe, presidente do Projeto Cultura na Comunidade, gestar um grupo de jovens pesquisadores em artes cênicas a partir de uma temática dos direitos humanos tem sido uma experiência bastante enriquecedora para todos. “É admirável ver o empenho do elenco em cada detalhe. Apesar da violência ser um tema duro de se tratar, é extremamente necessário, principalmente para a ONG, que atua diretamente com crianças por todo o Brasil. Estamos muito felizes com o resultado que eles construíram e principalmente o caminho percorrido até aqui”, celebra o gestor.
Pedra no Lago – acerca de infâncias roubadas é um espetáculo fomentado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio do Gupo Boticário, da Poliedro Educação e da Concentrix.
Elenco: Ana Beatriz Pereira, Ana Paula Soares, Arthur Ortaet, Beatriz de Sousa, Davi Lopes, Débora Cristina, Edvânia Rodrigues, Eliane Monteiro, Estela Pailer, Fernanda dos Santos, Gabriela Alves, Helena Marinho, Heloísa Marinho, Kathllen Lopes, Lau Coimbra, Letícia Duarte, Letícia Muniz, Luke Rodrigues, Marcelo Souza, Nayra Izecson, Otávio Ortaet, Vanessa Monteiro, Vinicius Bontempo e Virlânia Santos.
Para mais informações, siga os perfis do projeto pelas redes sociais @hamburgadadobem e @trupeortaetica


