Guarulhos registrou 21 acidentes envolvendo veículos e postes da rede elétrica entre janeiro e março de 2025. O número representa uma redução de 27,6% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 29 ocorrências, segundo levantamento da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade.
Apesar da queda, os impactos continuam significativos. Nos três primeiros meses deste ano, 8.095 residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia elétrica em função dessas colisões.
Além do transtorno aos consumidores, os acidentes comprometem serviços essenciais em áreas próximas ao local da ocorrência, como hospitais, escolas e unidades de segurança pública. A substituição dos postes danificados exige operação complexa, com atuação conjunta das equipes da EDP, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP, alerta para os riscos à segurança e o efeito coletivo desses acidentes. “Neste ano, a campanha do Maio Amarelo traz a mobilidade humana como tema, abordando a consequência de nossos atos para a coletividade. Os acidentes com postes de energia elétrica deixam milhares de pessoas sem acesso ao serviço de energia todos os anos. Precisamos realizar a condução segura sempre!”
Segundo a EDP, para evitar colisões em postes, é importante que os motoristas estejam atentos e dirijam com cautela; confira dicas da concessionária:
– Se for dirigir, não consumir bebidas alcóolicas;
– Seguir a direção defensiva, obedecer aos limites de velocidade, especialmente em dias chuvosos, quando o risco de aquaplanagem é maior;
– Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura;
– Os cuidados devem ser redobrados aos finais de semana e nos feriados, quando o movimento é maior;
– Em caso de colisão em postes, a recomendação é não sair de dentro do veículo. Com a colisão, fios e cabos elétricos podem ter caído sobre o carro e o risco de morte por choque elétrico é alto;
– Ao se deparar com um acidente e verificar cabos no chão, não se aproxime, isole o local, acione os órgãos de resgate e EDP;
Canais de atendimento EDP:
– Central de atendimento por telefone 0800 721 0123;
– Whatsapp EDP: (11) 93465-2888;
– EDP Online no www.edponline.com.br;
– Aplicativo EDP Online;


