Cidades

Linha 19-Celeste avança: Metrô inicia etapa de desapropriações para ligar Guarulhos à capital

A Companhia do Metrô de São Paulo deu mais um passo rumo à concretização da Linha 19-Celeste, que conectará o centro da capital paulista ao município de Guarulhos. Foi homologado o contrato com a empresa CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda., que será responsável pelos trâmites de desapropriação das áreas necessárias para a implantação do novo ramal.

O serviço contratado inclui atividades especializadas de engenharia e arquitetura, como cadastramento de imóveis, avaliações técnicas, obtenção de documentação, análise fundiária e a organização dos processos administrativos que viabilizarão as desapropriações.

A nova linha está sendo projetada para ligar o Bosque Maia, um dos principais pontos de Guarulhos, até a estação Anhangabaú, no coração de São Paulo. A extensão total será de 17,6 quilômetros, com 15 estações ao longo do trajeto. O contrato licitado também prevê a construção de um pátio de manutenção, além da integração da nova linha com a malha existente — incluindo as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão readequadas.

O cronograma do Metrô prevê a assinatura dos contratos para o projeto executivo ainda em 2025. A expectativa é de que as obras civis comecem em 2026, com conclusão prevista em até 75 meses após o início da construção.

Além das estações, o projeto também contempla a construção de 18 poços de ventilação e emergência (VSE), e a instalação de sistemas auxiliares como escadas rolantes, elevadores, painéis elétricos, sistemas de ventilação e combate a incêndios, entre outros.

A Linha 19-Celeste será estratégica para a mobilidade regional. Com 31 trens em operação, a previsão é de que o ramal transporte até 630 mil passageiros por dia. A nova linha permitirá conexões com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, além de futuras integrações com os trens metropolitanos.

Em Guarulhos, estão previstas cinco estações: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (com conexão futura à Linha 2-Verde) e Itapegica. Já no território paulistano, as estações previstas são: Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú.

Com a futura operação, a expectativa é de que o novo ramal reduza significativamente o tempo de deslocamento entre Guarulhos e a capital, podendo encurtar viagens em até uma hora.

Veja estações da Linha 19-Celeste, que chegará em Guarulhos

Linha 19-Celeste, que conectará Guarulhos à capital