A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada de uma frente fria que deve atingir Guarulhos e todo o estado nesta segunda-feira (23), provocando fortes chuvas, rajadas de vento, raios e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. A instabilidade climática pode causar transtornos como alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica, de acordo com o comunicado.
Ainda segundo o órgão, Guarulhos e demais municípios da Região Metropolitana de São Paulo devem ser impactados pela força da tempestade. A recomendação é para que a população redobre a atenção durante a passagem do sistema.
Após a chuva, a expectativa é de que uma massa de ar polar provoque uma acentuada queda de temperatura entre terça-feira (24) e quarta-feira (25). Em Guarulhos, os termômetros podem registrar mínima de 7°C nas madrugadas, com sensação térmica ainda mais baixa. A previsão é semelhante para regiões próximas, como Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara.
Já em cidades como Itapeva e Vale do Ribeira, são esperadas mínimas de até 3°C, com possibilidade de geada. A Serra da Mantiqueira pode registrar 4°C. No litoral norte e Baixada Santista, a temperatura também deve cair, com mínimas entre 11°C e 12°C.
A Defesa Civil reforça a necessidade de cuidados com pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, crianças e moradores em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso. Em caso de tempestades, as orientações incluem evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores, manter distância de janelas e estruturas metálicas, e permanecer em local seguro até a melhora das condições.
Abrigo Solidário será ativado para atender pessoas em situação de rua
Como medida emergencial durante o período mais crítico da frente fria, o Governo de São Paulo vai ativar o Abrigo Solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô. A ação envolve a Defesa Civil do Estado, o Metrô de São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social.
O abrigo funcionará das 19h de segunda-feira (23) até as 8h de quarta-feira (25), oferecendo acolhimento emergencial a pessoas em situação de rua. No local serão disponibilizados colchões, cobertores, kits de higiene, alimentação, atendimento social e abrigo também para animais de estimação.
Na manhã seguinte, os acolhidos receberão um ticket para tomar café da manhã no restaurante Bom Prato da Rua 25 de Março. A iniciativa busca garantir dignidade e proteção durante os dias mais frios do ano.
A população pode colaborar avisando a Defesa Civil ou os serviços de assistência social sobre pessoas em situação de rua que precisem de acolhimento.


