A licitação das obras da futura Linha 19-Celeste do Metrô de São Paulo foi adiada novamente. Prevista inicialmente para o dia 6 de junho e depois remarcada para o fim deste mês, a concorrência agora será dividida em três etapas, com editais a serem publicados entre os dias 22 e 24 de julho. O adiamento foi oficializado em publicação no Diário Oficial desta segunda-feira (23).
Segundo o Metrô, o novo cronograma atende a pedidos das empresas interessadas na concorrência, que solicitaram mais tempo para elaborar suas propostas.
A Linha 19-Celeste terá 17,6 km de extensão e ligará a região central da capital, no Anhangabaú, ao Bosque Maia, em Guarulhos, passando por bairros da zona norte paulistana. A previsão é de que as obras comecem em 2026, com prazo de execução de 75 meses (seis anos e três meses), o que empurra a conclusão para 2032.
A obra será dividida em três lotes:
-
Lote 1: do Anhangabaú até a estação Vila Maria;
-
Lote 2: da Vila Maria até a estação Jardim Julieta;
-
Lote 3: de Jardim Julieta até o VS-18 (Bosque Maia, em Guarulhos).
A expectativa é que os três trechos sejam construídos simultaneamente, como forma de acelerar o cronograma.
Ao todo, serão 15 estações, sendo dez na capital e cinco em Guarulhos. As paradas em território guarulhense serão: Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos-Centro e Bosque Maia. Já em São Paulo, as estações previstas são: Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú.
A nova linha vai permitir integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô. Além disso, na futura estação Cerealista, no bairro do Pari, poderá haver conexão com a Linha 11-Coral da CPTM.
As obras exigirão ainda a construção de 18 poços de ventilação e emergência, além da readequação das estações São Bento e Anhangabaú para integração com a nova linha. As desapropriações de imóveis ao longo do trajeto já estão em andamento, conduzidas pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
A estimativa é de que a Linha 19-Celeste transporte cerca de 630 mil passageiros por dia, com uma redução de pelo menos uma hora no tempo de deslocamento para quem sai da região central rumo a Guarulhos. O investimento total previsto é de R$ 19,5 bilhões.


