A Polícia Federal realizou uma série de ações no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, entre os dias 4 e 6 de julho, que resultaram na prisão de 12 pessoas, sendo sete por tráfico internacional de drogas e quatro foragidos da Justiça. Também foram apreendidos mais de 50 kg de entorpecentes durante o período.
As prisões por tráfico, realizadas em conjunto com a Receita Federal, envolveram quatro brasileiros que admitiram ter ingerido cápsulas de cocaína com destino à França. Outros três passageiros — um romeno, um belga e uma brasileira — foram flagrados com drogas escondidas em fundos falsos de malas e edredons, com destino à Grécia, Paquistão e França. Em outra ocorrência, uma caixa sem identificação, contendo 25 kg de cocaína, foi localizada no terminal de cargas.
A operação contou com o apoio de cães farejadores e equipamentos de raio-X. Segundo a PF, os presos responderão por tráfico internacional de drogas, crime que prevê penas de até 15 anos de reclusão.
No âmbito da fiscalização migratória, quatro foragidos da Justiça foram identificados e detidos durante o embarque ou desembarque de voos. Eles foram encaminhados à Justiça Estadual para as devidas providências. Em outra ocorrência, uma mulher foi presa por desacato após desrespeitar agentes durante uma abordagem.


