Após a decisão de encerrar os atendimentos gratuitos nos dois hospitais veterinários públicos de Guarulhos — medida que gerou forte reação popular e repercussão negativa até na grande imprensa — o prefeito Lucas Sanches (PL) anunciou uma ação improvisada para tentar conter a crise: o funcionamento de um Castramóvel na região central da cidade.
A estrutura foi instalada na Praça Getúlio Vargas na manhã desta sexta-feira, onde o prefeito gravou um vídeo para as redes sociais com a novidade. Segundo informou, o serviço funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial. No entanto, a medida é vista como paliativa e insuficiente para atender à demanda de tutores e protetores que ficaram desassistidos desde que o Hospital Veterinário do Centro passou a cobrar preços populares, no último dia 10, e diante do encerramento do atendimento gratuito previsto para o dia 27 na unidade do Pimentas.
A iniciativa do ônibus que tem estrutura para funcionar como Castramóvel não supre os serviços oferecidos pelos hospitais, que realizavam atendimentos clínicos, cirurgias, exames e internações. O improviso tem sido interpretado por protetores entrevistados pelo GWeb como uma tentativa de “tapar o buraco” deixado pelo desmonte da política pública construída na gestão Guti, que abriu os dois hospitais gratuitos em Guarulhos no ano passado.
A Prefeitura ainda não apresentou detalhes sobre os prometidos novos hospitais veterinários, tampouco prazos concretos para que entrem em funcionamento. Enquanto isso, a população segue recorrendo a iniciativas como abaixo-assinados e denúncias nas redes sociais para exigir a retomada dos atendimentos gratuitos.


