Cidades

Com novo galpão em Guarulhos, Mercado Livre ultrapassa 2 milhões de m² em centros logísticos no Brasil

O Mercado Livre consolidou sua liderança no setor logístico ao alugar, apenas no segundo trimestre de 2025, cerca de 105 mil metros quadrados de galpões de alto padrão em Guarulhos. A operação foi a maior locação do tipo no Brasil em 2025 até agora, e reforça a posição da cidade como um dos principais polos logísticos do país.

Com esse novo espaço, a empresa ultrapassou a marca de 2 milhões de metros quadrados ocupados em galpões de padrão A e A+ em todo o território nacional, segundo dados da Binswanger Brazil. Considerando galpões de outros padrões (como B e C), a ocupação total do Mercado Livre sobe para 2,6 milhões de metros quadrados.

A movimentação em Guarulhos faz parte da estratégia do grupo para encurtar prazos de entrega e aumentar a capacidade de estoque, diante do crescimento contínuo do e-commerce desde a pandemia. Os galpões de padrão A e A+, preferidos pela companhia, são construções que atendem aos mais altos critérios de eficiência, localização e infraestrutura — elementos-chave para garantir operações rápidas e de grande volume.

A cidade de Guarulhos, por sua localização estratégica, próxima à capital paulista, às principais rodovias e ao Aeroporto Internacional, tem sido cada vez mais escolhida por grandes players do comércio eletrônico. No raio de até 30 quilômetros do centro de São Paulo, o Mercado Livre lidera com folga, ocupando 558 mil metros quadrados entre os 20 e 30 km, e 84 mil metros quadrados no raio de até 15 km — a faixa mais cara do mercado, onde o metro quadrado custa em média R$ 43 (contra R$ 27 da média nacional).

A título de comparação, a Shopee, segunda colocada no ranking nacional de ocupação logística, possui 830 mil metros quadrados. Em seguida aparecem Amazon (544 mil m²) e Shein (215 mil m²). O Mercado Livre já soma mais de 60 unidades de galpões logísticos distribuídas em 41 regiões diferentes do Brasil, com tamanho médio de 35 mil metros quadrados por instalação.