Cidades

Para evitar golpes, igrejas orientam fiéis a conferirem destinatário de doações feitas a partir de QR Codes

Uma história que circulou em redes sociais nesta semana chamou a atenção para mais um tipo de golpe. Criminosos estariam se aproveitando dos QR Codes colocados em bancos de igreja, utilizado para doações de fieis, para substitui-los e remetendo os depósitos via PIX para as próprias contas correntes.  Apesar de não haver registro oficial, a situação chamou a atenção de responsáveis pelas coletas de igrejas de diferentes denominações religiosas.

Em Guarulhos, padre Antonio Bosco da Silva, pároco e vigário geral da Catedral Nossa Senhora da Conceição, explicou que não registrou nenhum caso, mas que orienta os fiéis a checarem as informações do destinatário do PIX, quando fazem qualquer doação. Ele lembra que esta é uma medida necessária que as pessoas precisam observar, não confirmando a doação caso desconfiem do nome que aparecer no momento do depósito.

Geralmente, as igrejas colam os QR Codes nos bancos para facilitar o acesso dos fiéis no momento da coleta de donativos. Mas os golpistas, segundo as publicações nas redes sociais, estariam imprimindo os códigos com dados de suas contas pessoais e substituindo os reais, com o intuito de enganar os doares. Desta forma, o donativo, em vez de chegar à igreja, vai direto para a conta do golpista.