Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (25) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) empatariam em um eventual cenário de 1º turno para a eleição presidencial de 2026.
Em um segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), ou contra a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL), há empates com o presidente Lula. Os dois nomes ficariam atrás em cenários de primeiro turno sem Bolsonaro.
O Paraná mostrou que Bolsonaro tem 35,2% das intenções de voto, contra 34,8% de Lula em um cenário de primeiro turno. A seguir, aparecem o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), com 7,9%, e o governador do Paraná, Ratinho Jr., que marca 6,2%.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), pontua 3,1%, e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), 0,7%. Votos em branco, nulo e nenhum são 7,1%. Outros 4,9% não sabem ou não opinaram.
Em outros contextos, Lula superaria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Já nos levantamentos de segundo turno, a liderança de Lula não existe. Ele teria 41,% contra 44,4% de Jair Bolsonaro. No confronto com a ex-primeira-dama, caso ela seja escolhida para substituir o marido, também há empate dentro da margem de erro (Lula 43,4% X 42,3% de Michelle). Já contra Tarcísio, há empate numérico. Ambos aparecem com 41,9%.
Foram ouvidos 2.020 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 17 e 21 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.


