A final masculina da Taça das Favelas 2025, evento realizado pela CUFA (Central Única das Favelas) tem pela primeira vez um time de Guarulhos na decisão estadual do torneio. O Favela da 13, localizado bem perto do Centro e ao Bom Clima, enfrenta o Vila São José, de São Bernardo do Campo, a partir das 15h50, no gramado do Pacaembu, em São Paulo. )o nome vem da numeração das ruas.
Já a final feminina reúne Cidade Tiradentes, quebrada emblemática da zona leste, contra o Michihisa Murata, da região da Brasilândia, zona norte.
O time do Favela da 13 começou em 2014, com o nome sendo uma referência à numeração das ruas da comunidade, com amigos boleiros fundando a Turma do Beco, mesmo sem campo e apoio para manter as atividades. Desde então, vem buscando seu lugar do sol.
Mas o Favela da 13 se firmou. Em 2022, estrou na Taça das Favelas, conquistando o terceiro lugar. “O time representa orgulho e gratidão, para mostrar que dentro da favela existem sonhos, objetivos e vitórias possíveis. O que estava engasgado lá atrás, podemos alcançar agora”, acredita Gegê, diretor do time.
Ele relata que “muitas vezes, as pessoas de fora olham torto só porque somos moradores de favela, mas isso não nos desanima”. O time que disputa a final se tornou espaço de convivência e valorização da juventude. Favela da 13 enxerga que lutar e sonhar também são formas de vencer.
Final masculina: 15h50
Vila São José (São Bernardo) x Favela da 13 (Guarulhos)
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu


