Esportes

Favela da 13 de Guarulhos conquista título estadual da Taça das Favelas

Com a vitória por 1 a 0 s0bre a comunidade São José de São Bernardo do Campo, a Favela da 13, de Guarulhos, conquistou o título estadual da Taça das Favelas, disputada na tarde deste sábado, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

O gol do time de Guarulhos foi marcado aos 3 minutos do primeiro tempo por Leozinho, que acertou um chute da dentro da área no canto esquerdo. A bola passou no meio das pernas do goleiro adversário.

 

Foi o primeiro título estadual da Favela da 13, que já havia conquistado o torneio em Guarulhos.

No feminino, o Cidade Tiradentes se sagrou bicampeão ao conquistar o título na disputa dos pênaltis contra o Brasilândia.

Time surgiu em 2014

O time do Favela da 13 começou em 2014, com o nome sendo uma referência à numeração das ruas da comunidade, com amigos boleiros fundando a Turma do Beco, mesmo sem campo e apoio para manter as atividades. Desde então, vem buscando seu lugar do sol.

Mas o Favela da 13 se firmou. Em 2022, estrou na Taça das Favelas, conquistando o terceiro lugar. “O time representa orgulho e gratidão, para mostrar que dentro da favela existem sonhos, objetivos e vitórias possíveis. O que estava engasgado lá atrás, podemos alcançar agora”, acredita Gegê, diretor do time.

Ele relata que “muitas vezes, as pessoas de fora olham torto só porque somos moradores de favela, mas isso não nos desanima”. O time que disputa a final se tornou espaço de convivência e valorização da juventude. Favela da 13 enxerga que lutar e sonhar também são formas de vencer.