O CEUs Jardim Cumbica e Bambi recebem em conjunto com a escritora guarulhense Edilaine Soares recebe neste mês de setembro rodas de conversas sobre violência doméstica no projeto Vozes do Silêncio. Os encontros, que ocorrem no dia 15, no CEU Jardim Cumbica (Av. Ataláia do Norte, 544) e dia 24, no CEU Bambi (rua Benedito Thieso, s/n°), às 18h30 e 16h30 respectivamente, abrem um espaço acolhedor e de reflexão, e ajudem mulheres a reconhecer os sinais de abuso, como denunciar e, finalmente, poder se libertar.
Os encontros são voltados principalmente a mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo com deficiência. A escritora, neste encontros, parte dos contos de seu novo livro, A Violência Nossa de Cada Dia – Quando o Amor Vira Abuso, para fomentar a leitura entre mulheres em situação de vulnerabilidade e promover debates sobre o uso da literatura como ferramentas terapêutica.
Ela contou mais sobre a temática do novo livro em entrevista pós-lançamento da obra.
“A Casa de Isabel é um local que faz tratamento psicológico em mulheres que são vítimas de violência doméstica. Eu participei da primeira terapia em grupo, e quando eu vi aquela realidade daquelas mulheres e de tudo que elas passam, aquilo me chocou bastante. A gente acaba vendo tudo em reportagem falando sobre, mas quando você vê pessoas ao seu lado falando sobre, isso é muito chocante. [..] Eu acho que o escritor tem uma obrigação com a sociedade e eu faço a minha parte dessa forma, e eu decidi escrever um livro de contos que é para alertar as mulheres para que elas entendam o que é a violência”, declara Edilaine.
O programa Vozes do Silêncio é um projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, FunCultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). Para mais informações, sigo o perfil da escritora no Instagram @poesiadoslivros.


