A Prefeitura de Guarulhos anunciou a ampliação da faixa etária da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), atendendo à orientação do Ministério da Saúde. Agora, jovens de 15 a 19 anos que não receberam a dose entre os 9 e 14 anos podem se imunizar em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com exceção das que estão em reforma (Marinópolis, Morros e Parque Cecap).
A vacina é segura e protege contra diversos tipos de câncer — como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço além de verrugas genitais. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, cartão SUS e a caderneta de vacinação.
Em Guarulhos, a cobertura vacinal já atingiu 93,18% das meninas entre 9 e 14 anos, superando a meta de 90%. Entre os meninos, porém, o índice ainda está abaixo do esperado, chegando a 73,35% até esta quarta-feira (17). A ampliação da faixa etária busca aumentar a proteção e evitar que adolescentes fiquem desprotegidos.

Esquema vacinal atualizado
Desde 2024, o Brasil adotou a dose única da vacina contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, simplificando o acesso e alinhando-se às recomendações internacionais. A medida também reforça o compromisso nacional de eliminar o câncer de colo do útero até 2030.
Para pessoas imunocomprometidas — como portadores de HIV/Aids, pacientes oncológicos, transplantados, usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos —, o esquema vacinal continua em três doses.
Serviço
A vacinação está disponível nas UBS de Guarulhos. Os endereços podem ser consultados no site oficial: www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.


