A futura parada será a primeira do sistema metroviário em Guarulhos, que foi viabilizado ao longo dos últimos 5 anos, a partir de uma força-tarefa instituída na gestão do ex-prefeito Guti, que criou um grupo de trabalho voltado a dar condições para o Município receber não só a linha 2-Verde, mas também a 19-Celeste, que chegará ao Bosque Maia.
A obra será realizada pela Crasa Infraestrutura que em consórcio com com a experiência internacional da Ghella, empresza italiana.
A Estação Ponte Grande será uma das mais amplas da rede, com design moderno, áreas de convivência e foco em acessibilidade. A empresa destaca que a obra vai além da função de transporte, representando um novo padrão de mobilidade urbana e integração para a região.
A estação integra a expansão da Linha 2–Verde, que já está em obras rumo à Penha e, posteriormente, seguirá em direção a Guarulhos. Quando concluída, a Linha 2 permitirá ligação direta do município com a região central da capital paulista.
Prazos
De acordo com o edital de licitação, disponível no site do Metrô, estão definidos os prazos das obras e etapas-chave, incluindo a passagem do tatuzão. Os principais marcos são os seguintes:
- Ordens de serviço, projeto executivo e serviços ambientais: devem ser concluídos em até 60 dias após a assinatura do contrato.
- Início das obras: está previsto para 470 dias (cerca de 15 meses) após a assinatura — o que significa meados de 2026, caso o contrato seja firmado em 2025.
- Construção do berço de arraste e estruturas de apoio ao tatuzão: terá prazo de 1.199 dias (aproximadamente 39 meses). Isso indica que a máquina poderá passar pela estação em torno de 2029.
- Preparação da via para instalação dos trilhos: está prevista para começar após 2.064 dias (cerca de cinco anos e meio), o que corresponde a meados de 2031.
- Conclusão das obras civis: deve ocorrer em até 2.094 dias (pouco mais de cinco anos e meio), com entrega estimada entre 2031 e 2032, caso a assinatura do contrato aconteça no próximo ano.


