Na Vila Endres, ao lado do condomínio ATUA Guarulhos, um terreno “abandonado” vem se tornando foco constante de reclamações. O espaço é alvo de descarte irregular de lixo e entulho, não recebe manutenção nem limpeza, e acaba gerando problemas de saúde pública, como queimadas frequentes, proliferação de insetos e aparecimento de animais peçonhentos, incluindo aranhas e escorpiões.
Falta de identificação do proprietário impede solução
Aos moradores, a Prefeitura de Guarulhos teria informado que não é possível realizar a limpeza do local por se tratar de área privada. O problema é que nem mesmo o poder público sabe quem é o proprietário. Em 2019, durante fortes chuvas, árvores caíram sobre o condomínio vizinho, causando danos materiais e, mesmo assim, não houve responsabilização. Atualmente, algumas árvores continuam “penduradas” na parte inferior do terreno, aumentando o risco de novos acidentes.
Medo cresce com as chuvas recentes
Com as chuvas fortes dos últimos dias, a preocupação da vizinhança da Vila Endres é de que parte das árvores ou do barranco deslize, atingindo pessoas ou veículos. O terreno está localizado próximo ao acesso da Fernão Dias e cercado por torres da Bandeirantes e pela fábrica de cerâmicas Gail. Equipes da Prefeitura estiveram recentemente na área realizando podas de árvores em vias públicas, mas, segundo os próprios servidores, nada podem fazer dentro do terreno privado.

Pedido urgente por providências
A identificação do proprietário do terreno é apontada como etapa fundamental para que sejam tomadas providências legais, realizadas limpezas e removidos os riscos para quem mora e circula na região. Moradores pedem que o poder público intensifique a busca por informações sobre o dono e encontre uma solução definitiva para o problema.


