Nesta quinta-feira (25), depois de muita demora e mistério, a Fifa enfim revelou quais são os mascotes da Copa do Mundo de 2026, com sedes no Canadá, México e Estados Unidos: Maple, Zayu e Clutch. Até ontem, nesta quarta-feira (24), apenas tinha sido revelado qual eram os nomes e silhueta dos personagens que representam os anfitriões da competição.
Cada mascote tem seu significado e representam alguma característica de sua região. O jaguar Zayu, do México, é o camisa de número 9. Seu nome vem da língua asteca náuatle, e seu significado é “jovem”.
Nos Estados Unidos, a águia careca Clutch representará o país como o maior símbolo nacional do país. Aqui ele assume o meio campo com a camisa 10, sendo símbolo representativo de força, coragem e liberdade do país.
Já no Canadá, o alce Maple, é simbolizado como goleiro, com seus significados remetendo à vida selvagem nativa, força e natureza do país.
Informações sobre Copa do Mundo 2026
A Copa do Mundo de 2026, com sede tripla, no Canadá, Estados Unidos e México, será disputada entre os dias 11 de junho a 19 de julho do próximo ano e contará com 48 seleções, um aumento recorde de 16 vagas a mais em relação ao último modelo.
Ambos os países já estão definidos em suas vagas, com México no Grupo A, Canadá no Grupo B e Estados Unidos no Grupo D. O Brasil já está classificado para o mundial.


