Cidades

Obras na Linha 2-Verde do Metrô para Guarulhos devem ser concluídas até 2032

A  Linha 2-Verde do Metrô, entre a estação Penha e Dutra, ao lado do Internacional Shopping, em Guarulhos, deverá ter as obras concluídas até 2032, segundo um cronograma incluído no Relatório Ambiental Preliminar (RAP) da Companhia do Metrô, divulgado na semana passada.

As obras entre a Penha e Guarulhos já estão em curso, com intervenções na região do bairro Penha de França com a preparação de terrenos. Serão quase seis quilômetros de extensão, que vão levar a Linha que passa na avenida Paulista, vindo da Vila Madalena.

O documento divulgado pelo Metrô prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos, considerando tanto as obras civis quanto a implantação dos sistemas. Segundo o relatório, a implantação do empreendimento — que inclui o projeto executivo e as obras — deve ocorrer entre 2026 e 2030, após a conclusão das etapas de licenciamento e desapropriações.

A obtenção da Licença Prévia esteve programada para o período entre 2023 e 2025, seguida da Licença de Instalação e processos licitatórios, previstos para 2025 e 2026. O cronograma detalhado, que inclui o prazo para obra, tem previsão de conclusão para 2032.

O plano também prevê a mobilização de 4.242 trabalhadores ao longo da execução do projeto, sendo 1.716 empregados diretos e 2.526 indiretos, o que evidencia a geração de empregos durante as obras.