Conectado Política

CONECTADO – Fim da escala 6×1 passa longe da ânsia de Lucas por amarelar Guarulhos

Coluna Conectado do jornalista Ernesto Zanon traz bastidores da política de Guarulhos nesta semana

Enquanto movimentos mais ligados à esquerda lutam para acabar com a escala 6×1 no mercado de trabalho, servidores da Prefeitura e de empresas terceirizadas viram sete dias por semana para pintar as grades do Bosque Maia. Na tarde de domingo passado, uma das mais quentes deste início da Primavera, dezenas deles atuavam na questionável tarefa de amarelar um dos principais atrativos da cidade.

Pressa desenfreada

Chama a atenção a pressa para pintar as grades do Bosque, antes que a Justiça tome uma decisão que pode ser negativa para a Prefeitura em ação popular movida pelo ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade). Ele contesta o uso do amarelo e azul pelo prefeito Lucas Sanches nos próprios municipais, já que estaria espalhando as cores do PL por toda Guarulhos.

Tensão de sempre

A sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira voltou a ter momentos de tensão com a volta dos intermináveis embates ideológicos entre o vereador Kleber Ribeiro (PL) e Edmilson Souza (PSOL) e Fernanda Curti (PT). Acuado por estudantes da Unifesp, que inclusive tiveram um representante na Tribuna Livre pedindo um processo de afastamento contra ele, Klebinho contra-atacou e, em determinado momento, deu mais munição à oposição: “Não seja  canalha”, referindo-se ao Psolista.

Meus ovos

Depois de muito “deixa disto”, o clima tenso foi apaziguado e teve até momentos de grande descontração.  Ao tentar ler um projeto de lei sobre o bloco carnavalesco “Unidos dos Meus Ovos”, de autoria da vereadora Karina Soltur (PSD), o petista Marcelo Seminaldo, secretário da Mesa Diretora, não se conteve e caiu na gargalhada. O presidente Fausto Martello só piorou a situação quando tentou consertar.  No fim, o item 13 da pauta, foi aprovado em meio a muita risada. Nem parecia o plenário da Câmara.

Correndo atrás

Demorou um dia para que a Secretaria de Mobilidade, novo nome da STMU, acordasse e apresentasse aos motoristas guarulhenses alternativas ao trânsito para o fechamento da avenida Guarulhos, no trecho próximo à concessionária Vigorito. Somente na noite de terça-feira, soltou um comunicado com sugestões óbvias de desvios na região. Como sempre, correndo atrás do prejuízo.

Sem ensino integral

Pegou muito mal para a gestão do prefeito Lucas Sanches (PL) a solicitação feita aos pais de crianças em ensino integral para responder em que horário preferem colocar seus filhos no ano que vem, pela manhã ou à tarde. Ou seja, numa demonstração clara de que a Educação pretende acabar com uma importante conquista para a população, que foi a implantação do ensino integral para perto de 40 mil estudantes.

Sem hospital veterinário

Guarulhos segue para o terceiro mês sem hospitais veterinários gratuitos, depois que Lucas Sanches mandou fechar os dois inaugurados pelo ex-prefeito Guti (PSD) no ano passado. A promessa de Lucas era de que os novos seriam abertos em 60 dias, o que não ocorreu e está longe de acontecer. Os trâmites legais para a contratação voltaram a estaca zero depois que interessados na nova concessão perceberam que as coisas não andaram como previam. Enquanto isso, donos de pets se viram para conseguirem atendimento num puxadinho nos Pimentas ou em um ônibus castramóvel no Centro.