Conectado Política

CONECTADO – Contagem regressiva para o início do free flow na Dutra em Guaruhos

Coluna Conectado, do jornalista Ernesto Zanon, traz informações sobre os bastidores da política e do cotidiano de Guarulhos

Como era de se esperar, a Dutra, uma rodovia federal, administrada pela iniciativa privada, dará início à cobrança do free flow somente nas pistas expressas em novembro, após a fase de testes que ocorre nesta segunda quinzena de outubro. Não haverá descontos para carros emplacados em Guarulhos conforme alguns sujeitos mal informados chegaram a divulgar. O valor, que não foi definido, terá desconto de 5% para quem utilizar tags (tipo o Sem Parar ou outras bandeiras). Aquele desconto para quem usa com frequência funcionará apenas para quem seguir viagem e passar no pedágio com cancelas de Arujá. Ali sim permanece o sistema de descontos progressivos.

Como pagar

Quem não possuir tags, a cobrança será pelas placas do veículo. Neste caso, o proprietário terá 30 dias para entrar em um aplicativo da concessionária e verificar seus débitos. Após este período, haverá cobrança de multas por evasão. No entanto, uma ação no Ministério Público Federal, que ainda não prosperou, questiona se isso é lícito. Mesmo assim, haverá um período de seis meses de cobrança do free flow, chamado de adaptação, em que não ocorrerá a aplicação de multas. Os débitos serão apenas dos valores do pedágio utilizado. Sempre lembrandoque quem utilizar apenas as pistas marginais não irá pagar um centavo.

Tarifa dinâmica

O que pode irritar muita gente e deve se tornar motivo de mais polêmica será a tarifa dinâmica (ou flutuante), que variará conforme os horários de maior movimento ou tráfego. Por exemplo, nos momentos de maior trânsito, a concessionária poderá cobrar mais pela utilização da pista expressa, tipo lei da oferta e da procura. Só não está claro qual será o valor máximo já que em Arujá hoje a tarifa cheia é de R$ 4,50. E quem passar por lá, tanto vindo ou indo no sentido do Rio de Janeiro, ficará isento do free flow em todo trecho de Guarulhos, até São Paulo.

Quem evitou o pedágio em Guarulhos

O ex-prefeito Guti, quando esteve no cargo e no momento certo, lutou para que o guarulhense não pagasse pedágio.  À época, ainda em 2021, conforme consta de vídeo já utilizado nas redes sociais, ele solicitou ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) para não permitir a instalação de um pedágio em Guarulhos, conforme constava no processo de nova concessão da Dutra.

De Bolsonaro para Tarcísio passando por Guti

Imediatamente, Bolsonaro ordenou que seu então ministro da Infraestrutura, hoje governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), para não permitir os pedágios em Guarulhos.  A partir de então, o processo de concessão chegou a um meio termo, com a proposta do free flow apenas nas pistas expressas, de forma que os guarulhenses que usem as pistas locais não paguem pedágio. Qualquer coisa diferente disso, é apenas retórica de quem não acompanhou a concessão ou tenta jogar para a torcida.