A etapa da Malásia da Moto2 foi marcada por um drama intenso e pela mudança na liderança do campeonato. A corrida, que foi adiada após um acidente na Moto3, viu Jake Dixon, da VDS Racing, brilhar, liderar e vencer em Sepang. David Alonso, da Aspar, e Barry Baltus, da Fantic, completaram o pódio.
O grande destaque, contudo, foi o brasileiro Diogo Moreira. Em uma corrida de recuperação, o piloto guarulhense da Italtrans terminou em quinto lugar, aproveitando a queda do rival pelo título, o espanhol Manuel González, que terminou apenas em 25º. Com o resultado, Moreira assumiu a liderança do Campeonato Mundial de Pilotos pela primeira vez em 2025, abrindo nove pontos de vantagem sobre o espanhol.
Prova Caótica e redução de voltas na Malásia

A corrida começou com Daniel Holgado largando bem e mantendo a ponta. Enquanto isso, Moreira, que largou preso no meio do pelotão, subiu rapidamente para 15º e, instantes depois, escalou até 11º. González também começou forte, subindo para sexto, mas sofrendo pressão de Barry Baltus.
O caos se instalou no início da segunda volta: Joe Roberts perdeu o controle da moto na zebra e caiu, causando bandeira amarela. Logo em seguida, Darryn Binder e Daniel Muñoz também caíram após uma colisão no meio do pelotão. O acidente de Roberts causou uma bandeira vermelha, interrompendo a prova e forçando os pilotos a retornarem aos boxes. A direção de prova, então, decidiu reduzir a corrida de 17 para apenas 11 voltas.
Virada de guarulhense e queda de espanhol
Na relargada, Holgado manteve a ponta, enquanto Moreira subiu para 11º. González foi mais eficiente, chegando à quarta colocação.
Faltando 10 voltas para o final, a sorte do espanhol começou a mudar. David Alonso subiu para terceiro, e González espalhou, caindo para a sexta colocação. Enquanto isso, Moreira seguia em forte ritmo de recuperação, subindo para a nona posição e, na volta 6 de 11, chegando ao sétimo lugar. Momentos depois, Senna Agius abandonou a prova.
A disputa de Moreira continuou intensa: com quatro voltas para o fim, ele ultrapassou Albert Arenas, que chegou a retomar a posição, mas o brasileiro logo reassumiu a sexta colocação.
O momento decisivo ocorreu faltando apenas duas voltas para o fim: Manuel González escorregou sozinho na entrada da curva 15, causando uma bandeira amarela no setor 4 da pista. A queda de González permitiu que Moreira assumisse a quinta colocação e, consequentemente, assumisse a ponta do campeonato, com nove pontos de vantagem.
Enquanto isso, Jake Dixon garantiu a ponta com tranquilidade, vencendo em Sepang.
Classificação final da corrida em Sepang
- Jake Dixon (BOSCOSCURO): 25 pontos
- David Alonso (KALEX): 20 pontos
- Barry Baltus (KALEX): 16 pontos
- Daniel Holgado (KALEX): 13 pontos
- Diogo Moreira (KALEX): 11 pontos
- Albert Arenas (KALEX): 10 pontos
- Daniel Muñoz (KALEX): 9 pontos
- Alex Escrig (FORWARD): 8 pontos
- Collin Veijer (KALEX): 7 pontos
- Tony Arbolino (BOSCOSCURO): 6 pontos
- Celestino Vietti (BOSCOSCURO): 5 pontos
- Izan Guevara (BOSCOSCURO): 4 pontos
- Ivan Ortola (BOSCOSCURO): 3 pontos
- Alonso Lopez (BOSCOSCURO): 2 pontos
- Aron Canet (KALEX): 1 ponto
- Marcos Ramirez (KALEX): 0 pontos
- Ayumu Sasaki (KALEX): 0 pontos
- Adrian Huertas (KALEX): 0 pontos
- Jorge Navarro (FORWARD): 0 pontos
- Yuki Kunii (KALEX): 0 pontos
- Zonta van den Goorbergh (KALEX): 0 pontos
- Mario Aji (KALEX): 0 pontos
- Helmi Azman (KALEX): 0 pontos
- Zzdry Anwar (KALEX): 0 pontos
- Manuel Gonzalez (KALEX): 0 pontos
- Harrison Voight (BOSCOSCURO): 0 pontos
- Senna Agius (KALEX): 0 pontos
- Filip Salac (BOSCOSCURO): 0 pontos
- Joe Roberts (KALEX): 0 pontos
- Darryn Binder (KALEX): 0 pontos
Top 10 da Moto2 atual
- Diogo Moreira (KALEX) – 256 pontos
- Manuel Gonzalez (KALEX) – 247 pontos
- Barry Baltus (KALEX) – 221 pontos
- Jake Dixon (BOSCOSCURO) – 215 pontos
- Aron Canet (KALEX) – 213 pontos
- Daniel Holgado (KALEX) – 179 pontos
- Celestino Vietti (BOSCOSCURO) – 146 pontos
- David Alonso (KALEX) – 137 pontos
- Albert Arenas (KALEX) – 137 pontos
- Senna Agius (KALEX) – 133 pontos


