Cidades

Sabesp economiza 33,6 bilhões de litros de água com redução de pressão noturna na Região Metropolitana

Sabesp realiza ação na Região Metropolitana - Foto: Divulgação
Sabesp realiza ação na Região Metropolitana - Foto: Divulgação
Volume poupado na Região Metropolitana desde agosto é maior do que o somatório dos reservatórios Alto Cotia e Rio Claro cheios, atendendo à deliberação da Arsesp em meio à pior estiagem da década

A iniciativa de redução da pressão noturna nas redes de distribuição hídrica da Região Metropolitana tem gerado um resultado expressivo. Desde o seu início, em 28 de agosto, o volume de água poupado nos mananciais alcançou a marca de quase 33,6 bilhões de litros.

Essa impressionante economia é de tal dimensão que supera a capacidade total de armazenamento de dois sistemas produtores da região quando estão completamente cheios. Juntos, os sistemas Alto Cotia (16,6 bilhões de litros) e Rio Claro (13,7 bilhões de litros) somam 30,3 bilhões de litros.

Em outra perspectiva de comparação, o volume de água que deixou de ser utilizado corresponde ao consumo de 5,89 milhões de pessoas durante um mês. Isso equivale a mais de sete meses de consumo de toda a população de São Bernardo do Campo, na região do ABC.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil!

 

Medida estratégica contra a estiagem

A implementação da redução da pressão noturna é uma resposta à deliberação emitida pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo). O objetivo principal é preservar o nível dos mananciais em face da pior estiagem registrada nos últimos dez anos.

Inicialmente, o período de redução da pressão durou oito horas, com início às 21h e término às 5h, entre os dias 27 de agosto e 21 de setembro. No entanto, a partir de 22 de setembro, o horário foi expandido em duas horas, passando a vigorar das 19h às 5h.

Dicas e suporte ao consumidor

A Sabesp faz um apelo à população para que mantenha o uso consciente da água. A companhia também reitera que os imóveis que possuem caixas-d’água dimensionadas em conformidade com o Decreto Estadual nº 12.342/78 não devem sofrer com os efeitos da redução.

Para auxiliar as famílias de baixa renda nas cidades atendidas da Grande São Paulo, a Sabesp desenvolveu o Programa Reserva Certa. A iniciativa consiste na doação e instalação de caixas-d’água, assegurando assim a continuidade do abastecimento.

Para ajudar na preservação, a Sabesp oferece algumas orientações práticas:

  • Higiene Pessoal: priorize banhos mais rápidos. Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba ou escovar os dentes.
  • Limpeza Externa: evite o uso da mangueira; o ideal é substituí-la por baldes e vassouras para limpeza de áreas externas.
  • Eletrodomésticos: utilize a capacidade máxima da lava-roupa e da lava-louça, ou procure lavar esses itens em dias alternados.
  • Louça: antes de lavar, retire o excesso de comida com uma esponja e lembre-se de manter a torneira fechada enquanto ensaboa.

Para mais informações e orientações, a Sabesp disponibiliza todas as dicas em seu portal oficial: https://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx.