Uma operação realizada nesta quarta-feira (5) pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), com apoio da EDP, identificou desvio de energia em uma empresa de plásticos localizada no bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Segundo a distribuidora, os técnicos constataram a existência de um esquema que impedia o registro real do consumo, gerando prejuízo estimado superior a R$ 20 mil.
Durante a ação, a polícia confirmou que o local fazia a ligação irregular para reduzir o custo operacional. O proprietário do estabelecimento deverá responder por furto de energia, crime previsto no Código Penal, com pena que pode variar de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa.
Responsável também terá de pagar energia não faturada
Além do processo criminal, o responsável precisará arcar com o valor referente à energia utilizada e não registrada, seguindo as regras definidas pela Aneel, incluindo custos administrativos.
Segundo caso em uma semana
Essa é a segunda ocorrência semelhante envolvendo fábricas do setor plástico na cidade em um intervalo de sete dias. No dia 28 de outubro, outra operação conjunta identificou furto de energia em um estabelecimento em Cumbica, com prejuízo estimado de mais de R$ 30 mil à concessionária.
Balanço em Guarulhos
Entre janeiro e julho deste ano, a EDP contabilizou 5.326 casos de furto de energia no município. A energia recuperada durante essas operações seria suficiente para abastecer a cidade de Guararema, que possui cerca de 31 mil habitantes, por um mês.


