A Renault está lançando no Brasil o Boreal, o SUV imponente e tecnológico que chega para competir no segmento C. O Boreal é o primeiro veículo produzido no Brasil com Google Automotive Services (GAS). Essa tecnologia tem embarcado o Google Maps, Google Assistant e Google Play.

O Boreal traz o reconhecido motor turbo TCe 1.3 flex de 270 Nm combinado ao câmbio automático de dupla embreagem úmida (EDC) de seis marchas, garantindo uma condução suave, reativa, prazerosa e com economia de combustível.
O Boreal é nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com consumo de 11,2 km/ na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina e 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, com etanol. O veículo é o que tem a melhor eficiência energética (1,79MJ) do segmento C-SUV entre os modelos a combustão.
O moderno conjunto motor/câmbio alia o prazer ao dirigir com baixo consumo de combustível e a melhor eficiência energética do segmento C-SUV.
O modelo chega em três versões de acabamento: evolution, techno e iconic, com preços a partir de R$ 179.990. O Boreal é o primeiro veículo da Renault que tem 5 anos de garantia sem limite de quilometragem.
O design externo do Renault Boreal se insere em uma clara visão de estilo: oferecer um veículo imponente com foco na família, com um estilo moderno, escultural e diferenciado. O Boreal é um modelo que associa elegância e tecnologias de grande valor agregado para o cliente.
Para isso, o modelo adota a nova identidade de design da Renault. Por meio desta nova linguagem estilística, o projeto é baseado em elementos fluidos na carroceria, com curvas generosas e linhas de tensão, que são equilibradas pela integração de elementos técnicos mais estruturados, que expressam controle e dinamismo.

Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta tem volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanços reduzidos, o que confere espaço interno e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria confere ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.
À primeira vista, o Renault Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida graças aos exclusivos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo.
As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo. As caixas de rodas são destacadas por protetores com design clean e elegante, remetendo à solidez e sofisticação.
Interior
Do lado de dentro, cada detalhe do Boreal foi pensado para oferecer uma experiência moderna e conectada, favorecida pelo design harmoniosamente sensorial. Assim como no design externo, o interior da cabine conta com todos os códigos do mundo dos SUVs, com equipamentos sofisticados e materiais de qualidade superior.
Com seu design interno inédito, o cockpit do Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal OpenR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução. Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido, que valoriza as funções conectadas. Os controles estão distribuídos ergonomicamente: a alavanca da transmissão do tipo “e-shifter” é compacta, enquanto o volante multifunções é ao mesmo tempo sóbrio e elegante, com seus botões metálicos retroiluminados.

O ambiente luminoso é totalmente personalizável graças à iluminação em LED de 48 cores. As transições da luz podem variar automaticamente em função do modo de condução selecionado por meio das configurações do sistema Multi-Sense, proporcionando uma imersão sensorial total.
A parte superior do painel tem um toque suave graças aos revestimentos que aumentam a sensação de conforto e refinamento. Algumas partes da cabine contam com adornos gravados a laser que brincam com os reflexos da iluminação ambiente. Na versão iconic, os bancos são revestidos na cor azul Mercure, dando um toque a mais de exclusividade e sofisticação.
O Boreal privilegia o conforto, com bancos dianteiros elétricos com memória de posição e massagem para o motorista (de série na versão iconic). Espaços de armazenagem estão distribuídos de forma inteligente por toda a cabine, para satisfazer as necessidades diárias no uso em família: porta-objetos, console central fechado e refrigerado, duas portas USB-C na frente, carregador por indução. Para proporcionar ainda mais conforto, o Boreal é equipado com ar-condicionado automático dual-zone.

Na parte de trás, o banco 40/60 conta com apoio de braço central e um sistema Easy Break, que agiliza o rebatimento dos bancos. Os passageiros do banco traseiro também se beneficiam com as saídas de ar dedicadas e duas portas USB-C.
O porta-malas é generoso, com um volume de carga de 522 litros (VDA) ou 1.279 litros (VDA) com os bancos rebatidos. A menor altura da base do porta-malas facilita a utilização.
Motor turbo TCe 1.3 flex e câmbio EDC úmido
O novo Renault Boreal chega ao mercado equipado com o reconhecido motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países, agora produzido no Brasil, esse propulsor combina agilidade, eficiência e inovação, com tecnologias derivadas da Fórmula 1 e foco em alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
Sua versão brasileira foi desenvolvida pela equipe de engenharia da Renault e Horse no Brasil, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), reforçando o protagonismo da engenharia brasileira no projeto.
No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Boreal é nota A, com consumo de 11,2 km/ na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina e 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, com etano, e tem ainda melhor eficiência energética ((1,79MJ) do segmento entre os veículos a combustão.
A conexão do câmbio EDC com o motor turbo flex se dá por meio de um sistema de volante bimassa que proporciona amortecimento de vibrações, tornando a condução mais confortável.
Assim como vários modelos europeus da marca, o Boreal associa um motor TCe 1.3 Flex de 163 cv e 270 Nm a um câmbio com dupla embreagem úmida (EDC, Efficient Dual Clutch). Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta (“paddle-shifts”), localizado atrás do volante
Versões e equipamentos
evolution turbo TCe – R$ 179.990
Principais equipamentos de série:
- rodas de liga leve 18″ design mountain na cor cinza
- faróis full LED e lanternas com luzes de direção dinâmicas
- assinatura luminosa com “welcome/good-bye sequence”
- ar-condicionado automático e digital dual zone com saída de ar traseira
- coluna de direção ajustável em altura e profundidade
- console central elevado com compartimento refrigerado
- quatro portas USB Tipo-C (duas na frente e duas na traseira)
- carregador de smartphone por indução
- câmbio e-shifter e paddle-shift (aletas para troca de marcha)
- freio de estacionamento eletrônico
- bancos e painéis de porta com acabamento premium preto e costura cinza
- painel de instrumentos digital de 7”
- multimídia OpenR de 10” com espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay® sem fio
- segurança: 6 airbags, limitador de velocidade (SL), controle de velocidade adaptativo inteligente (ACC), assistente de partida em rampa (HSA), sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré (RVC), alerta de distância segura (DW+FCW), frenagem automática de emergência frontal e em curvas (AEB JA), sensor de fadiga (DDAW) alerta de permanência em faixa (LDW), assistente de permanência em faixa (LKA), assistente de permanência em faixa em tráfego contrário (E-LKA OC +RE), reconhecimento de placas de velocidade (TSR)
- banco traseiro bi-partido 60:40 com sistema “easy break”
- sistema de som Arkamys® com seis alto-falantes
- chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
Opcional: pacote teto bíton (teto bíton + barras longitudinais)
techno turbo TCe – R$ 199.990
Todos os equipamentos da versão evolution mais:
- rodas de liga leve 18” design “mountain” na cor preta
- barras de teto longitudinais
- antena shark
- faróis de neblina
- painel de instrumentos digital 10” com replicação de mapa
- multimedia OpenR de 10” com Google built-in (Google Maps, Google Play e Google Assistant) e mais de 100 apps disponíveis
- integração My Renault app
- manutenção conectada
- Multi-sense com comando rotatório e 5 modos de condução Eco, Sport, Comfort, Perso (personalizável) e novo modo Smart
- ambient lighting com 48 cores
- bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico e ajuste lombar
- segurança: sensores de estacionamento dianteiro, sensores de estacionamento lateral, alerta de ponto cego (BSW), alerta de saída segura dos ocupantes (OSE), alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), assistente de permanência em faixa com intervenção para ponto cego (E-LKA OT)
Opcionais: pacote teto bíton e pacote teto solar panorâmico
iconic turbo TCe – R$ 214.990
Todos os equipamentos da versão techno mais:
- rodas de liga leve 19” design “river” diamantadas
- teto solar panorâmico elétrico com teto bíton preto
- bancos dianteiros com ajuste elétrico e lombar, com funções massagem e memória para motorista
- sistema de som premium Harman Kardon com 10 alto-falantes
- bancos e painéis de porta com acabamento premium “deep blue”
- porta traseira elétrica com função Hands-Free
- segurança: farol alto inteligente (AHL), câmera 360º com visão 3D (AVM), assistente de estacionamento semi-autônomo (HFP), active driver assist (LA) e assistente de parada de emergência (ESA)


