Polícia

Thiago Brennand é transferido para a penitenciária de Guarulhos

Empresário Thiago Brennand preso - Foto: Reprodução/X
Empresário Thiago Brennand preso - Foto: Reprodução/X
Empresário condenado a mais de 20 anos de prisão por estupros e agressões a mulheres, foi transferido nesta quarta-feira de Tremembé para Guarulhos

O empresário Thiago Brennand, condenado a mais de 20 anos de prisão por estupros e agressões contra mulheres, foi transferido nesta quarta-feira (12) da Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, para a Penitenciária de Guarulhos.

A unidade de Guarulhos é conhecida por abrigar presos condenados por crimes sexuais, como é o caso de Brennand.

A transferência do empresário ocorreu após um pedido da defesa à Secretaria de Administração Penitenciária. Ele estava preso em Tremembé desde julho de 2024 e, antes disso, cumpria pena no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil! 

Condenações e processos

Thiago Brennand já foi condenado em quatro processos de violência contra mulheres na capital paulista e no interior do estado. Somadas, as sentenças chegam a 20 anos e dois meses de prisão e 150 mil reais em indenizações.

Ao todo, Brennand respondia a nove processos criminais. Três já foram sentenciados e dois foram arquivados após um acordo entre as partes. Os casos arquivados incluíam um por ameaça contra o caseiro de uma propriedade em um condomínio de luxo e outro por injúria contra um garçom de um hotel.

Brennand estava foragido desde setembro e ficou sete meses nos Emirados Árabes, na Ásia, de onde tentava se esquivar das acusações. Ele chegou ao Brasil no sábado (29), extraditado, algemado e sob a escolta da Polícia Federal, cuja sede passou a noite.

Ele estava preso desde 17 de abril na capital dos Emirados Árabes, Abu Dhabi, enquanto as tratativas referentes à extradição se desenrolavam. O empresário acumula uma série de acusações, entre elas a de que batia e dava choques no próprio filho.

O caso passou a ter ampla repercussão no Brasil após Brennand ser denunciado pela modelo Helena Gomes, agredida pelo empresário em uma academia de São Paulo, em agosto de 2022. Depois disso, outras mulheres o denunciaram relatando casos de agressões físicas, ameaças e estupro. Uma das vítimas conta ter sido tatuada à força com o nome do empresário. Após sair da audiência de custódia no domingo (30), ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória I de Pinheiros, novamente sob escolta de agentes federais.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil!