Esportes

Seleção Brasileira terá Éder Militão na lateral-direita com estrutura mantida no jogo contra Senegal

Treinamento da seleção brasileira em Londres - Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados
Treinamento da seleção brasileira em Londres - Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados
Técnico Carlo Ancelotti também deu indicativos sobre escalação de Ederson como titular; Último confronto da seleção contra Senegal foi derrota em 2023

Éder Militão é a principal novidade na escalação da seleção brasileira para o amistoso contra Senegal, neste sábado (15). A partida acontece às 13h (de Brasília), no estádio do Arsenal, em Londres, na Inglaterra.

Carlo Ancelotti utilizou Éder Militão na lateral direita nos treinos de quarta e quinta-feira, fortalecendo defensivamente o setor. Nos últimos compromissos da Seleção, a lateral teve jogadores mais ofensivos como Vanderson, Wesley, Vitinho e Paulo Henrique.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil!

A formação ensaiada por Ancelotti manteve a base da goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, no mês passado, com duas alterações: Ederson entra no gol e Alex Sandro ocupa a lateral esquerda.

Assim, se nenhuma surpresa de última hora acontecer, o Brasil deve ir a campo no sábado com: Ederson; Éder Militão, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Estevão, Matheus Cunha, Vini Jr. e Rodrygo.

Ancelotti aproveitou os treinos para fazer algumas observações, testando Wesley e Caio Henrique nas laterais e João Pedro no lugar de Matheus Cunha.

A Seleção encerra a preparação para enfrentar Senegal nesta sexta-feira, em treino no estádio do jogo. Depois deste amistoso, o Brasil fecha 2025 enfrentando a Tunísia, na próxima terça, em Lille, na França.

Histórico contra Senegal é ruim

A Seleção Brasileira é uma das maiores e mais tradicionais do futebol, mas há alguns poucos países que podem ostentar o título de carrasco do Brasil, como é o caso da Seleção de Senegal.

Adversário da Seleção Brasileira neste sábado (15/11), o país africano nunca perdeu para o time canarinho em toda a história. É bem verdade que só aconteceram dois confrontos entre os times, mas, ainda assim, o Brasil nunca venceu. 

O Brasil empatou uma vez e foi derrotado em outra, totalizando três gols brasileiros contra cinco dos africanos. Senegal buscará manter a invencibilidade no duelo que será realizado no Emirates Stadium, a casa do Arsenal na grande Londres.

Derrota para Senegal por 4x2 em 2023 - Foto: CAF/Reprodução
Derrota para Senegal por 4×2 em 2023 – Foto: CAF/Reprodução

A Seleção Brasileira vive o pior momento de sua história contra times do continente nos últimos cinco anos. Isso porque, embora tenha apenas quatro derrotas contra as seleções de lá, a maioria delas aconteceu recentemente.

As mais lembradas aconteceram na Copa do Mundo de 2022, para Camarões, além da derrota para o próprio Senegal em 2023. Na ocasião, o time de Sadio Mané e companhia venceu o Brasil por 4 a 2 no Estádio José Alvalade, em Portugal.

Ainda assim, historicamente, o Brasil possui um ótimo retrospecto contra o continente africano. Foram 43 partidas contra 16 países diferentes oriundos de lá, com 37 vitórias brasileiras, dois empates e apenas quatro derrotas até então. O que chama mais atenção é o alto índice de gols da Seleção: em 43 jogos, o time brasileiro marcou incríveis 109 gols, média de 2,5 gols por jogo, com apenas 25 sofridos, média de 0,5, menos de um por jogo.

Todavia, é fato que, ao contrário do passado, os times da África não são mais tão fáceis de se enfrentar. Além disso, o fato de a Seleção Brasileira também não atravessar o seu melhor momento pode pesar para que essa freguesia diminua.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil!