O piloto espanhol Alex Escrig surpreendeu a todos ao conquistar a primeira posição e o recorde da pista no primeiro treino livre da Moto2 em Valência nesta sexta-feira (14). Escrig marcou o tempo de 1min33s050.
O brasileiro Diogo Moreira, que está muito perto de conquistar o título da categoria neste fim de semana, foi o quinto colocado. Seu principal rival na disputa pelo título, Manu González, terminou em segundo lugar.
Condição de pistas e bandeira vermelha
As condições não eram muito boas em Valência para o início da sessão. Neblina e céu nublado cobriam o Circuito Riccardo Tormo. As temperaturas estavam baixas, atingindo apenas ligeiramente 18°C ambiente e 16°C na pista.
As baixas temperaturas causaram a queda de três pilotos na curva 6. Logo ao sair dos boxes, Izan Guevara caiu, provocando uma bandeira amarela.
Apenas três minutos após o início da sessão, a bandeira vermelha foi acionada devido a um acidente envolvendo Adrian Huertas e Ayumu Sasaki no mesmo local. O piloto espanhol da Italtrans, Huertas, precisou ser retirado da pista de maca pela equipe médica, enquanto o piloto japonês, Sasaki, pôde retornar à sua garagem.
Resultado é favorável à Diogo Moreira neste fim de semana
O piloto brasileiro Diogo Moreira não cometeu nenhum erro na penúltima rodada da temporada 2025 e venceu em Portimão contra Collin Veijer. No entanto, a sexta posição de seu rival, Manu González, o impediu de fechar a briga pelo título antes do GP de Valência deste fim de semana por apenas dois pontos.
Com uma margem de 24 pontos na liderança do campeonato, terminar em 14º lugar na corrida de Valência já garante o título para Diogo Moreira, independentemente do resultado de Manu González.

Resultado final do TL1 em Valência
1º A. Escrig (KLINT Forward Factory Team) – 1’33.050
2º M. Gonzalez (Liqui Moly Dynavolt Intact GP) – +0.139
3º D. Muñoz (Ajo Motorsports) – +0.260
4º S. Garcia (ITALJET Gresini Moto2) – +0.301
5º D. Moreira (Italtrans Racing Team) – +0.307
6º D. Holgado (CFMOTO Inde Aspar Team) – +0.328
7º J. Dixon (Elf Marc VDS Racing Team) – +0.366
8º A. Arenas (ITALJET Gresini Moto2) – +0.389
9º A. Lopez (Sync SpeedRS Team) – +0.411
10º D. Alonso (CFMOTO Inde Aspar Team) – +0.448


