O fornecimento de água em Guarulhos, especialmente na Região dos Pimentas, ainda está afetado nesta sexta-feira (12). Segundo a Sabesp, a região está entre os locais que seguem sem energia elétrica para operar os sistemas de abastecimento, após as chuvas e vendavais que atingiram a Grande São Paulo entre terça-feira (9) e quarta-feira (10).
A falta de eletricidade é o principal fator que impede o bombeamento de água para as residências.
Medidas de contingência e o uso do sistema flex
Desde o início do problema, a Sabesp ativou medidas de contingência para reduzir os impactos na população. Uma das ações adotadas foi o uso do Sistema Flex, que permitiu o envio de água de um setor para o outro.
Essa manobra operacional tem sido crucial para cobrir áreas mais afetadas, sempre que possível, com água vinda de outras regiões onde há eletricidade, diminuindo a área total impactada.
A empresa também utilizou estações movidas a gás e geradores para tentar manter o funcionamento de algumas estações de bombeamento, embora a potência necessária para bombear água seja muito alta. Caminhões-pipa estão sendo disponibilizados para atender casos emergenciais.
Entenda as orientações da Sabesp
A Sabesp esclarece que o longo tempo sem eletricidade para bombear a água impactou bastante o sistema. Mesmo após a energia ser restabelecida, a recuperação do abastecimento é gradativa, pois a água precisa percorrer todo o caminho das tubulações, reabastecendo imóvel a imóvel.
A Companhia orienta aos clientes de Guarulhos, especialmente na Região dos Pimentas, a fazerem consumo consciente da água armazenada nos reservatórios domiciliares até a completa recuperação.
A Sabesp segue à disposição dos clientes pelos canais de atendimento: ligue gratuitamente para 0800-055-0195 ou envie mensagem de texto para o WhatsApp oficial no número (11) 3388-8000 ou acione a Agência Virtual pelo site www.sabesp.com


