A espera terminou (em parte). Depois de mais de 13 anos desde o início das obras, o Rodoanel Mário Covas – Trecho Norte entrega seu primeiro segmento operacional neste dia 22 de dezembro de 2025, ligando a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) à Rodovia Fernão Dias (BR-381), passando por Guarulhos. A inauguração marca uma virada em uma das obras de infraestrutura mais aguardadas e controversas do Estado de São Paulo. As pistas serão liberadas nesta terça-feira, dia 23.

Histórico da obra
O Rodoanel Mário Covas é um anel viário de 176 km planejado para circundar a Região Metropolitana de São Paulo, ligando 10 rodovias importantes e desviando o tráfego pesado das vias urbanas, principalmente das marginais Tietê e Pinheiros. Os trechos Oeste, Sul e Leste já foram concluídos entre 2002 e 2014.
O Trecho Norte, que falta para fechar o anel, começou a ser construído em 2013, com previsão de término original em 2016. Porém, foi alvo de sucessivos atrasos e dificuldades técnicas, como desafios topográficos e ambientais ligados à Serra da Cantareira, além de falhas de projeto e execução.
Em 2018, as obras foram totalmente paralisadas após investigação do Ministério Público por indícios de superfaturamento e problemas graves na construção — incluindo desabamentos e infiltrações em túneis — e a estatal responsável, Dersa, precisou rescindir os contratos com as empreiteiras.
Retomada e novas concessões
Após cerca de seis anos de paralisação, o projeto foi relançado em leilão na B3 em março de 2023, a partir de determinação do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, que tinha essa retomada como uma das principais propostas de governo. A concessionária Via Appia FIP Infraestrutura, por meio de sua subsidiária Via SP Serra, venceu a disputa e assumiu a obra em regime de parceria público-privada com concessão de 31 anos para operar, manter e concluir o trecho.
As obras foram retomadas oficialmente em 25 de abril de 2024, com entregas parciais previstas já para 2025 e conclusão total em 2026, se cumpridos os cronogramas atuais.
O que foi entregue agora
O primeiro trecho inaugurado tem cerca de 24 km, entre os km 129 e km 153 do Rodoanel Norte, abrangendo parte significativa do segmento que passa por Guarulhos. Ele conecta diretamente as rodovias Dutra e Fernão Dias, integrando-se ao trecho Leste do Rodoanel e criando uma rota alternativa para veículos de passagem pela região.
Essa etapa inclui:
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pistas com três a quatro faixas por sentido;
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quatro túneis, incluindo o maior com quase 940 m;
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pontes e viadutos de grande porte.
Pedágio free flow e sem cabines
Ao contrário do modelo tradicional de pedágio, o Trecho Norte já nasce com um sistema eletrônico de cobrança chamado free flow, sem cabines ou barreiras físicas. Sensores, câmeras e antenas capturam a placa do veículo ou a tag eletrônica (Sem Parar, Veloe, ConectCar etc.) para calcular a tarifa de pedágio conforme a distância percorrida.
Principais pontos do pedágio:
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não há necessidade de parar ou reduzir a velocidade ao passar pelos pórticos;
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motoristas com tag têm desconto de até 5 % e cobrança automática;
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quem não tem tag recebe uma cobrança vinculada à placa e tem até 30 dias para pagar;
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Esse modelo representa um avanço tecnológico e reduz filas e poluição associada a paradas prolongadas para pagamento de pedágio.
Vantagens para a mobilidade e logística
Especialistas e autoridades destacam que o novo trecho tem potencial para:
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Desafogar o trânsito urbano, tirando caminhões das marginais e vias centrais;
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Melhorar a circulação entre rodovias federais (BR-116, BR-381) e estaduais;
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Integrar o transporte de cargas do interior com o Porto de Santos, agilizando logística;
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Gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos durante o período de construção.
Para motoristas e passageiros, a inauguração promete viagens mais rápidas entre rodovias importantes, deslocamentos mais seguros e menos tráfego nas áreas urbanas.
O que ainda falta e próximos passos
Embora a inauguração do trecho Guarulhos seja um marco, a obra não está totalmente concluída. A segunda fase do Trecho Norte — que seguirá até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na zona norte da capital paulista — tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026. Quando isso ocorrer, o Rodoanel Mário Covas estará completamente interligado, encerrando mais de duas décadas de construção em diferentes etapas.
Serviço
- Trecho inaugurado: Rodoanel Norte — entre Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e Rodovia Fernão Dias (BR-381), no trecho que passa por Guarulhos.
- Data da inauguração: 22 de dezembro de 2025.
- Sistema de pedágio: eletrônico (free flow), sem cabines, identificado por sensores e leitura de placas.
- ]pagamento: automático com tag ou via consulta pelos canais oficiais em até 30 dias.
- Velocidade máxima: até 100 km/h para carros e 80 km/h para veículos pesados.
- Principais vantagens: redução do tráfego urbano, melhor integração entre rodovias, menor tempo de viagem e logística mais eficiente na Grande São Paulo.




