O serviço do Aeromóvel do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi interrompido na noite desta quinta-feira (15) após uma parada inesperada,que vem sendo chamada de descarrilamento de uma das composições, segundo informações divulgadas por perfis especializados em mobilidade urbana. O operador do sistema alega que não houve descarrilamento, mas uma parada devido ao excesso de chuvas.
De acordo com relatos publicados pelo perfil “Trilhos que Movem SP”, chovia no momento do incidente, e os passageiros que estavam no trem tiveram de desembarcar diretamente na via, seguindo a pé até a estação mais próxima.
O Aeromóvel faz a ligação entre os terminais do aeroporto e a estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da CPTM, sendo um dos principais meios de integração para passageiros e funcionários do maior aeroporto do país. Durante a fase de testes, apenas funcionários do Aeroporto estão utilizando o equipamento.
Serviço interrompido
Ainda segundo as informações iniciais, a composição apresentou problemas durante a operação noturna, o que levou à paralisação imediata do sistema por segurança. Até o momento, não há registro de feridos, nem confirmação oficial sobre as causas do descarrilamento.
Veja nota oficial divulgada pela AeroGru, que opera o sistema:
“Conforme o consórcio havia informado, desde o início de dezembro, o aeromóvel está em operação, atendendo funcionários do aeroporto, e seguirá expandindo a operação de forma faseada contemplando todas as etapas de certificações de segurança internacionais. A imagem que circula nas redes nesta quinta-feira mostra uma parada de segurança em cima do AMV – desvio de mudança de via do Aeromovel – em virtude do alto volume de chuvas. Não houve descarrilamento e todos os passageiros foram desembarcados em segurança.”


