A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação Volante, voltada ao combate de uma organização criminosa armada especializada em roubos a instituições financeiras na modalidade conhecida como “novo cangaço”. A ação é conduzida pela Delegacia de Polícia de Cravinhos, no interior do estado, com apoio do Gaeco, do Ministério Público.
Mandados cumpridos em seis cidades
Após meses de investigação, a Justiça expediu 20 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão, que estão sendo cumpridos simultaneamente nas cidades de São Paulo, Embu das Artes, Taboão da Serra, Jacareí, Ribeirão Preto e Cravinhos.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos já se preparavam para agir, o que motivou uma atuação preventiva das forças de segurança para impedir ataques iminentes a instituições financeiras.
Planejamento envolvia armamento pesado e alta tecnologia
As apurações indicaram que a organização criminosa planejava ações com extrema violência, utilizando fuzis de alto poder destrutivo, inclusive de calibre .50, além de veículos blindados, explosivos, drones e equipamentos táticos.
Esse tipo de atuação é característico do chamado “novo cangaço”, modalidade criminosa marcada por ataques coordenados a bancos, cercos urbanos, uso de explosivos e confronto direto com forças policiais, geralmente em cidades do interior.
Força-tarefa reúne várias unidades especializadas
A Operação Volante mobiliza uma grande força-tarefa, com participação de equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).
A ação também conta com apoio da Polícia Militar, por meio do Comando de Operações Especiais (COE), do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e do 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior.


