Cidades

Temporal deixa 74 mil sem luz em São Paulo e provoca alagamentos em Guarulhos

Temporal apaga 74 mil imóveis em SP e trava ruas com alagamentos em Guarulhos (Foto-Bruno Rocha)
Temporal apaga 74 mil imóveis em SP e trava ruas com alagamentos em Guarulhos (Foto-Bruno Rocha)
Chuva forte causa falta de energia para milhares de imóveis e deixa pessoas ilhadas em Guarulhos; previsão indica mais calor e pancadas.

O forte temporal que atingiu Sao Paulo na tarde desta segunda-feira (16) deixou ao menos 74 mil imóveis sem energia elétrica e provocou diversos transtornos, com destaque para ocorrências em Guarulhos.

Na cidade, houve registro de pessoas ilhadas em um posto de gasolina na Avenida Monteiro Lobato, uma das vias importantes do município. O Corpo de Bombeiros recebeu ao menos 26 chamados para quedas de árvores e três para enchentes na região metropolitana.

Guarulhos, que já enfrenta histórico de alagamentos em períodos de chuva intensa, voltou a registrar acúmulo de água em vias estratégicas, impactando motoristas e pedestres.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Falta de energia atinge milhares de imóveis

Segundo a Enel, responsável pela distribuição de energia, cerca de 70 mil endereços ficaram sem luz na capital e em cidades da região metropolitana. Por volta das 19h, o número chegou a 90 mil imóveis afetados.

Pouco antes das 20h, aproximadamente 65 mil unidades consumidoras o equivalente a 0,79% da base atendida ainda estavam sem fornecimento na região metropolitana, incluindo a capital.

A empresa informou que mantém seu plano de contingência para o verão, com reforço de equipes em campo para restabelecimento do serviço. A orientação é que clientes priorizem os canais digitais da companhia para registrar ocorrências.

Capital entrou em estado de atenção

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos durante a tarde, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergencias. O alerta foi encerrado por volta das 19h.

De acordo com o órgão, as regiões Leste e Norte da capital foram as mais afetadas, especialmente bairros como São Miguel Paulista, Santana e Pirituba.

Além da capital e de Guarulhos, municípios como Taboão da Serra e Itapecerica da Serra também registraram impactos no fornecimento de energia.

Previsão indica mais calor e possibilidade de novas pancadas

Para esta terça-feira (17), de Carnaval, a previsão é de tempo abafado, com máxima de 31°C e mínima de 21°C. No fim da tarde, há possibilidade de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de ventos fortes.

O cenário mantém o alerta para novos transtornos, principalmente em áreas com histórico de alagamento, como trechos urbanos de Guarulhos e regiões mais baixas de São Paulo.

Diante do padrão de chuvas intensas e concentradas, a recomendação das autoridades é que a população acompanhe os alertas meteorológicos e evite áreas alagadas durante temporais.