Polícia

Operação da Polícia Civil flagra furto de energia em adega de Guarulhos

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em adega de Guarulhos (Foto-EDP/Divulgação)
Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em adega de Guarulhos (Foto-EDP/Divulgação)
Operação da Polícia Civil com apoio da EDP flagra furto de energia em adega no Jardim Santa Edwirges, em Guarulhos.

Uma operação da Policia Civil do Estado de Sao Paulo, com apoio da EDP, identificou furto de energia em uma adega no bairro Jardim Santa Edwirges, em Guarulhos, na quinta-feira (19). A estimativa é de prejuízo superior a R$ 10 mil.

Como a irregularidade foi identificada

Durante a inspeção técnica, equipes da concessionária constataram uma ligação direta na rede de distribuição de energia. A perícia confirmou a irregularidade no local, caracterizando o crime de furto.

A proprietária do estabelecimento foi detida em flagrante e responderá por furto de energia, cuja pena prevista é de multa e reclusão de um a quatro anos, conforme a legislação vigente.

Além do processo criminal, o responsável deverá pagar pela energia não faturada durante o período da irregularidade, além de custos administrativos, conforme regras da Agencia Nacional de Energia Eletrica (Aneel).

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Riscos e impactos

Segundo a EDP, o furto de energia:

  • Traz riscos à segurança da população;

  • Pode causar sobrecarga e interferência na qualidade do fornecimento;

  • Gera prejuízo financeiro à sociedade;

  • Compromete a estabilidade da rede elétrica.

Balanço de 2025

De acordo com a distribuidora, ao longo de 2025 foram recuperados 24,5 GWh de energia furtada em Guarulhos. O volume seria suficiente para abastecer, por um mês, o município de Lorena, que possui cerca de 85 mil habitantes.

A empresa afirma que tem intensificado ações antifraude, especialmente junto a clientes de grande porte, como comércios e indústrias. Entre as estratégias adotadas estão:

  • Uso de inteligência artificial para identificação de irregularidades;

  • Ampliação de blindagem mecânica em instalações;

  • Parcerias com órgãos públicos para operações conjuntas.