O Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali promove, na reta final de março, duas oficinas gratuitas voltadas à sustentabilidade e ao cultivo de plantas. As atividades acontecem nos dias 22 e 25 e ensinam práticas como compostagem doméstica e cuidados com orquídeas.
Minhocário ensina produção de adubo orgânico
No domingo (22), às 10h, a oficina “Minhocário” apresenta técnicas simples para a criação de minhocas em pequenos espaços. A atividade mostra como restos orgânicos podem ser transformados em biofertilizante de alta qualidade por meio da compostagem.
Além de incentivar a produção de adubo natural, a prática contribui para a redução do volume de lixo enviado aos aterros sanitários, promovendo hábitos mais sustentáveis no dia a dia.
Oficina orienta cultivo e cuidados com orquídeas
Na quarta-feira (25), também às 10h, ocorre a oficina “SOS Orquídeas”. Durante a atividade, educadores ambientais ensinam desde a montagem de vasos até o controle de pragas e técnicas para estimular novas mudas e floradas.
A ação acontece em meio a diversas espécies da planta, muitas delas resgatadas da Mata Atlântica, especialmente de áreas impactadas por obras na região.

Inscrições e participação
Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo e-mail cea@guarulhos.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 2475-9858 e 2482-1667. As atividades podem ser canceladas em caso de condições climáticas adversas.
O espaço está localizado na avenida Papa João XXIII, 219, no Parque Renato Maia, em Guarulhos.
Educação ambiental e sustentabilidade
As oficinas reforçam o papel do centro como um importante espaço de educação ambiental na cidade, incentivando a população a adotar práticas sustentáveis e a se conectar com o meio ambiente.



