O Museu da Língua Portuguesa preparou uma programação especial para o mês de junho com atividades que unem literatura, música, história e educação. Entre os destaques estão uma nova edição do Sarau no Museu, o show da cantora Bebé pelo projeto Plataforma Conexões e visitas mediadas temáticas pela exposição principal e pelo prédio histórico da Estação da Luz.
A instituição, que completa 20 anos em 2026, também funcionará normalmente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, entre os dias 4 e 7 de junho, oferecendo mais uma opção cultural para moradores e turistas que estiverem na capital paulista.
Sarau reúne poetas premiados
No dia 13 de junho, às 16h, acontece mais uma edição do Sarau no Museu, comandado pelo poeta e tradutor Matheus Guménin Barreto.
Participam do encontro os escritores Ismar Tirelli Neto, Simone Brantes e Ana Martins Marques, autores reconhecidos por importantes premiações literárias, como o Prêmio Jabuti e a APCA.
Além da leitura de poemas, os convidados vão conversar sobre processos criativos, influências artísticas e o cenário da poesia contemporânea brasileira. O público também poderá participar com leituras próprias durante o microfone aberto. A atividade contará com tradução em Libras e entrada gratuita.
Bebé é atração do Plataforma Conexões
Também no dia 13 de junho, o projeto Plataforma Conexões recebe a cantora Bebé.
O show apresentará músicas dos álbuns Bebé (2021) e SALVE-SE! (2024), além de canções inéditas. A artista mistura elementos de samba, pagode, R&B e trap em um repertório inspirado pelas vivências urbanas.
A edição de 2026 do projeto tem como tema as culturas urbanas e busca valorizar a diversidade musical presente nos grandes centros urbanos.
Visitas especiais abordam diversidade, história e língua portuguesa
O Núcleo Educativo do Museu promoverá uma série de visitas mediadas temáticas ao longo do mês.
Entre os temas estão:
- Presenças LGBT em São Paulo, abordando a história da população LGBTQIAPN+ na região da Luz;
- Visita infantil com atividades de desenho e frottage voltadas para crianças a partir de 4 anos;
- Joias de Crioula, destacando a resistência e a representação de mulheres negras nos séculos XVIII e XIX;
- A Distância que a Língua Encurta, explorando as relações entre o português e o espanhol.
As visitas à exposição principal acontecem aos sábados e domingos, às 10h e às 13h. Já os passeios pelo prédio histórico da Estação da Luz ocorrem às 11h e às 15h.
Serviço
Museu da Língua Portuguesa
Local: Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Ingressos
- Inteira: R$ 25
- Meia-entrada: R$ 12,50
- Gratuito às terças-feiras e aos domingos
- Crianças de até 7 anos não pagam
Acesso
- Entrada pelo Portão A
- Venda de ingressos na bilheteria e no site oficial do Museu da Língua Portuguesa


