O Governo de São Paulo autorizou a abertura de um novo concurso público para o preenchimento de 4 mil vagas de aluno-soldado da Polícia Militar (PM). A autorização foi publicada na edição desta segunda-feira (29) do Diário Oficial do Estado e integra o plano de ampliação do efetivo das forças de segurança paulista.
De acordo com o governo estadual, as vagas serão distribuídas em dois concursos, cada um com oferta de 2 mil oportunidades para o Quadro de Praças da corporação. A previsão é que os aprovados sejam nomeados em duas etapas: a primeira em maio de 2028 e a segunda em novembro de 2028.
Com a autorização oficializada, o próximo passo será a elaboração dos editais, que definirão o cronograma, requisitos para participação e todas as regras do processo seletivo.
Reforço no efetivo da segurança pública
Segundo o Governo de São Paulo, a abertura do novo concurso faz parte da política de fortalecimento das forças policiais e recomposição do efetivo.
Desde o início de 2023, o Estado já formou mais de 16,2 mil profissionais de segurança pública, sendo:
- 11,1 mil policiais militares;
- 4,6 mil policiais civis;
- 532 policiais técnico-científicos.
Além disso, atualmente há 2,2 mil policiais em formação, incluindo quase 1,2 mil policiais militares e 474 delegados. Outros 5,7 mil cargos seguem em concursos em andamento, enquanto 6,3 mil vagas já receberam autorização para novos processos seletivos.
Concurso para soldados já está com inscrições abertas
Paralelamente à autorização das novas 4 mil vagas, outro concurso para a Polícia Militar segue com inscrições abertas.
O edital, lançado neste mês, oferece 2 mil vagas para soldado da PM, com salário inicial de R$ 5.482,51.
As inscrições podem ser realizadas até 21 de agosto pelo site da Fundação Vunesp, organizadora do certame.
As provas objetivas serão aplicadas em 51 municípios, sendo 37 cidades do Estado de São Paulo e outras 14 localidades em diferentes regiões do país.
O processo seletivo contará com cinco etapas:
- prova de conhecimentos;
- exame de aptidão física;
- avaliação psicológica;
- investigação social;
- análise documental.
Seleção para oficiais também segue aberta
O Governo de São Paulo também mantém inscrições abertas para o concurso destinado ao ingresso no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.
Ao todo, são oferecidas 200 vagas para alunos-oficiais. As inscrições seguem abertas até 15 de julho.
Os aprovados ingressarão na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital paulista, onde realizarão um curso com duração de quatro anos.
Durante o período de formação, os cadetes receberão remuneração inicial de R$ 5.460,65.

