Obra realizada na gestão passada do ex-prefeito Guti, que incluiu a canalização e urbanização do córrego dos Cubas em todo aquele trecho, a via estava praticamente concluída em dezembro de 2024. Mas as obras de finalização realizadas pela atual gestão demoraram um ano e meio para serem concluídas. A pavimentação, pronta há mais de dois meses, não foi liberada neste período por conta da remoção de um poste no acesso, na avenida Papa João XXIII, realizado na semana passada.
Com a liberação ao tráfego nesta quinta-feira, a nova avenida Dona Rosa Maria da Conceição Barbosa, que fica às margens do córrego dos Cubas, planejada no governo anterior, proporcionará aos motoristas um ganho significativo de tempo para quem pretende acessar as avenidas Paulo Faccini e Salgado Filho. A nova avenida terá mão única no sentido do bairro.
A nova via traz uma série de benefícios para quem utiliza a avenida Papa João XXII, como a redução do tempo de espera nos semáforos, a diminuição da formação de filas nos horários de pico, a redução da sobrecarga nos principais cruzamentos, a melhora na fluidez do trânsito no sentido bairro, o encurtamento de trajetos e a otimização do deslocamento, tornando-o mais eficiente, principalmente para quem deseja chegar ao comércio local.
Os ganhos também serão sentidos na avenida Salgado Filho, sobretudo nas proximidades da avenida Suplicy, com a redução do volume de veículos que passarão a utilizar a nova via como trajeto.


